Bandeira levantada pelo prefeito Aguilar Junior, desde o início da sua primeira gestão, o Litoral Norte ganhará uma Unidade de Oncologia ao lado do Hospital Regional do Litoral Norte. O investimento total está na ordem de R$ 13 milhões. A inauguração da unidade deve acontecer nesta semana. A obra é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, após dezenas de ofícios e pedidos encaminhados pelo prefeito de Caraguatatuba.
“Entendemos ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para cidades distantes. É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, os pacientes que precisam fazer os exames de oncologia têm como referência o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Um público menor de munícipes conseguem atendimento em cidades mais longes como, por exemplo, Barretos, que fica a 800km de distância de Caraguatatuba.
Cerca de 70 pacientes da cidade são encaminhados para outros municípios do Vale do Paraíba e Estado de São Paulo, como Taubaté, Campinas, Guaratinguetá e a própria capital.
Apoio municipal
Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.
Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem, 250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.
Para os pacientes que necessitam, além do atendimento humanizado, a prefeitura também oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar segurança alimentar e nutricional do paciente. Esse atendimento combate a desnutrição e insere na dieta aquilo que o paciente necessita.
O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a inauguração para saber como será o atendimento voltado ao município.