A Campanha ‘Outubro Rosa’ de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero já terminou, mas mesmo com o fim da ação, os cuidados com a saúde feminina devem continuar.
Durante a Campanha, 1.061 exames de mamografia foram realizados e mais 697 agendados para o mês de novembro no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) trabalharam com porta aberta e realizaram 1.323 exames de papanicolau (preventivos) e 403 testes rápidos de diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O exame de mamografia é indicado para mulheres acima dos 40 anos para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas, além do auxílio de exames clínicos e laboratoriais.
Já o exame preventivo ou papanicolau é indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.
As mulheres que desejam realizar qualquer um desses exames pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber orientações sobre como proceder.
Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, é de extrema importância que as mulheres façam acompanhamento de rotina em qualquer época do ano para evitar o diagnóstico em estágio avançado. “Procurem as unidades de saúde para o agendamento do exame preventivo e da mamografia”, reforçou.