Atualmente, Litoral Norte tem mais de 200 mil eleitores
Leonardo Rodrigues
O Juízo da 132ª Zona Eleitoral alerta aos eleitores de São Sebastião, como de Ilhabela, para regularização do título de eleitor nos próximos dias. Para auxiliar na regularização haverá plantões a partir da próxima segunda-feira até nove de maio visando atendimento aos que precisam solicitar sua inscrição, transferência ou revisão do documento. Para facilitar a regularização dos títulos, os plantões funcionarão normalmente no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, como também nos dias cinco e seis, durante o fim de semana.
O serviço será das 9h às 17h nos postos de atendimento da Vila, em Ilhabela, e nas costas Norte e Sul de São Sebastião. Porém, no Cartório Eleitoral sebastianense, como no Fórum ilhéu os horários de atendimento dos plantões serão das 9h até às 18h.
O chefe do Cartório de São Sebastião, que também atende Ilhabela, Fábio de Alencar Menezes revela que haverá alterações nas seções de votação. Ele cita a escola estadual Professor Maria José Penha Frugoli que teve a seção fechada para a transferência da votação na escola municipal sebastianense Cynthia Cliquet Luciano, ambas no bairro da Enseada, Costa Norte de São Sebastião.
“Outra mudança é na escola estadual Professora Josepha Sant’anna Neves que terá metade da seção transferida para a nova escola do Topo. A (escola) Josefa, historicamente, sempre apresentou filas e a ideia é tentar minimizar isso”, comenta Menezes. Ele explica que as seções transferidas no Centro de São Sebastião são: 52, 62, 65, 72, 75 e 79.
Fábio Menezes aconselha para quem precisa regularizar seu título não deixar para o último dia. Ele estima em até 3 mil atendimentos nos plantões. “Procure quanto antes, o sistema fica mais lento nos últimos dias, são várias pessoas e podem gerar filas com até 2 horas de espera. É uma questão de comodidade”, fala Menezes que expõem que existem 53.639 eleitores sebastianenses e 20.695 no arquipélago.
Caraguá e Ubatuba
O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba também expõem os mesmos horários e período dos plantões para quem busca deixar seu título de eleitor em dia. Segundo o órgão, há cerca de 80 mil eleitores em Caraguá.
O chefe do Cartório Eleitoral de Ubatuba, Cecília Bornia comenta que não haverá outros pontos para a regularização do título na cidade, se não a própria sede do cartório, na Praça 13 de Maio, número 238, no Centro. Os plantões ubatubense também ocorrerão nos mesmos dias e horários das demais cidades do Litoral Norte.
Cecília também alerta para as pessoas buscarem resolver suas pendências junto ao órgão o quanto antes, em vista que há cerca de 60 mil eleitores no município. “Vale destacar ainda que não haverá prorrogação. As pessoas têm somente até nove de maio para regularizar seu título”, afirma Cecília.
Documentos
Quem vai tirar o título precisa levar as cópias do RG e do comprovante de residência do último ano. O comprovante deve estar com o nome do requerente, pais, filhos, esposa ou marido. Caso o comprovante não esteja no nome do requerente, ele deverá levar uma declaração de próprio punho do proprietário do imóvel informando o atual morador da residência.
Os requerentes do sexo masculino que estejam se inscrevendo pela primeira vez e tiverem idade acima de 18 anos, deverão apresentar o certificado de quitação do serviço militar. Quem tiver 15 anos agora, mas até o dia da eleição completar 16 anos também poderá tirar o título de eleitor.