Josiane Carvalho
Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde a Campanha de Vacinação contra a poliomielite será prorrogada por mais alguns dias em todas as cidades do Litoral Norte. Os pais e responsáveis que não puderam levar as crianças menores de cinco anos para receber a dose da vacina no último sábado, terão até a próxima sexta-feira, das 8h às 17h para ir até um Unidade Básica de Saúde (UBS) e cumprir a obrigação com a caderneta de vacinação infantil.
O último balanço divulgado pelos departamentos de Vigilância Epidemiológica das quatro cidades aponta que em toda da região 18.488 crianças de zero a cinco nos foram imunizadas contra a doença.
O município de Ubatuba conseguiu aplicar 4.339 doses da vacina, ou seja, 77,04% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Em Ilhabela das 2.143 pessoas enquadradas no público alvo da campanha a vigilância conseguiu imunizar 1.900, o que corresponde a 91% do total a ser atingido.
De acordo com a Secretaria de Saúde de São Sebastião apesar de ter obtido um resultado acima da média estadual, que foi de 76%, a campanha também continuará até a próxima sexta-feira. A cidade conseguiu imunizar 4.825 crianças, que representa 82,36% do público esperado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município é 5.858 crianças com idades entre 0 e 5 anos, ou seja, pelo menos 95% das pessoas nessa faixa etária.
Em Caraguatatuba a campanha continua em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguá. A vacinação que começou no sábado, imunizou 6.014 crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O número equivale a 81% da população –alvo da campanha. O horário de atendimento é das 8h às 17h. A expectativa é vacinar 7.424 crianças dessa faixa etária até o final da campanha. É necessário levar a carteirinha de vacinação para o registro e atualização. Nas UBS’s do Jetuba e da Tabatinga, a dose foi aplicada somente no dia 16, mas os moradores das comunidades podem levar os filhos na Unidade Básica de Saúde do Massaguaçu.
A doença
A poliomielite, ou paralisia infantil, foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar sua reintrodução nas regiões onde há mais casos da doença, as campanhas de imunização são repetidas anualmente.