Saulo Gil
Os cartórios eleitorais do Litoral Norte concluíram a contagem do número de eleitores aptos a participarem das disputas municipais previstas para o próximo mês de outubro. Ao todo estão registradas nas seções das quatro cidades do Litoral Norte 211.734 pessoas com títulos de votação. Na comparação com as eleições municipais de 2008, os políticos da região poderão contar com cerca de 20 mil votos a mais, já que nas últimas disputas para as prefeituras de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, os cartórios tinham cadastrados pouco mais de 190 mil eleitores. Proporcionalmente, o maior crescimento no número de votantes no Litoral Norte ocorreu em Ilhabela, com um aumento de 13% na comparação com as eleições de 2008.
A cidade conta atualmente com 21.591 eleitores, ante 19.058 da última disputa municipal do arquipélago.
Em Ubatuba, o aumento foi de 12% na comparação com 2008. O crescimento na quantidade de eleitores vem acompanhando uma média nos últimos quatro anos. Em 2008, na última disputa pela prefeitura ubatubense, 56 mil pessoas estavam aptas a votarem nos colégios eleitorais espalhados pela cidade. Em 2010, nas eleições gerais, o número de eleitores em Ubatuba já era de 58.393, cerca de 2,5 mil a mais do que em 2008. Passados mais dois anos o acréscimo seguiu na faixa de 2,5 mil eleitores por biênio, totalizando pouco mais de 61 mil votos possíveis para o pleito que se aproxima. O número, que é o maior da história, representa mais de 75% do total de habitantes recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município ano passado.
A situação é semelhante em São Sebastião, onde também houve um acréscimo de cerca de 5 mil eleitores nas urnas municipais ao longo dos últimos quatro anos. Se eram pouco mais de 50 mil pessoas aptas a votarem na cidade portuária em 2008, atualmente, este montante é de 55.889. Na comparação com a população registrada no município, a representação dos eleitores, assim como em Ubatuba, equivale a 75% do total de habitantes. Na vizinha Caraguatatuba, que tem o maior número absoluto de votantes na região, o crescimento de eleitores acompanhou a média das demais cidades do Litoral Norte. Os candidatos no município neste ano terão oito mil votos a mais para disputar, na relação com 2008. Se há quatro anos, eram 65.735 eleitores, hoje o cartório eleitoral do município registra 73.201 votantes em Caraguá. Este balanço realizado pela reportagem do Imprensa Livre confirma que os municípios do Litoral Norte apresentam um número considerado alto de eleitores na comparação com o total de habitantes. A média aponta que o número de pessoas aptas a votar nas quatro cidades da região representa mais de 70% da população recenseada pelo IBGE. Se em Ubatuba e São Sebastião, o montante de eleitores equivale a mais de 75% do total de habitantes, em Jacareí e Taubaté, cidades vizinhas do Vale do Paraíba esse índice fica nos 68%.
Para especialistas, além do processo migratório natural, os municípios praianos ainda contam com o chamado “voto do turista”. Ou seja, eleitores que não residem na região, porém, em função de alguma ligação com as cidades (casa, família, parente, ou amigos), preferem que seus títulos eleitorais sejam registrados no Litoral, inclusive, para justificar uma viagem nos dias de votação, que, consequentemente, são considerados feriados nacionais. Em conversas com os agentes políticos de Ubatuba, os partidos esperam que de 3% a 5% dos votos válidos nesse ano representem a opção de pessoas que residem fora da cidade. Esse tipo de fenômeno eleitoral ficou claro na disputa de 2008, quando a cidade do interior paulista, Águas de São Pedro, registrou mais eleitores do que moradores. O município que tinha na época pouco mais de 2.500 habitantes apresentou 2.856 pessoas aptas a votarem nas últimas eleições municipais, em 2008. Na época, políticos da cidade também justificaram a disparidade, com base no cadastramento eleitoral de “turistas”, que tinham chácaras no entorno do município e, por isso, optavam por votar na cidade interiorana.