2º VIP Convention – CVC debate, em São Vicente, rumos de mega eventos a serem realizados no Brasil
Com total apoio do governo do Estado de São Paulo, temas como infraestruturas de aeroportos, hospitalidade e planejamento entram na pauta; organizador traz experiências vivenciadas nas Olimpíadas
Os rumos dos principais eventos programados para serem realizados no Brasil nos próximos quatro anos. Este será o principal tema do 2º VIP Convention – CVC, encontro que vai reunir especialistas do trade turístico nos dias 29 e 30 de agosto no Ilha Porchat Clube, em São Vicente, no Litoral Paulista.
Entre os palestrantes estão a secretária executiva do Comitê Paulista da Fifa, Raquel Verdenacci, que abordará o tema Copa do Mundo 2014. Na área do esporte, presença ilustre do secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, e do deputado estadual fluminense Paulo Ramos, que falam sobre os preparativos da cidade carioca para as Olimpíadas de 2016, assim como o segmento turístico que é considerado referência no País e para o mundo.
Para o sucesso do 2º VIP Convention – CVC foram convidados prefeitos e representantes dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cubatão, Socorro, Aparecida, Campos do Jordão, São José dos Campos e São Paulo (capital). Entidades como Sebrae, SinHoRes, Convention Bureau, Universidade Católica de Santos (Unisantos) e Confederação Nacional de Turismo (CNTur) aderiram à ideia e estão unidas para o bom andamento do congresso.
O apresentador Tarcísio Matheus, idealizador do projeto, esteve recentemente em Londres, durante as Olimpíadas, ocasião que teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na capital da Inglaterra, bem como outras cidades da Europa como Paris e Barcelona. “Estive em três países em 10 dias, passando por mais de 200 pontos turísticos. Também foram 1000 fotos tiradas e 10 horas de gravação”, disse o apresentador do programa Costa VIP Brasil.
Ele acrescentou que neste período teve a oportunidade de entrevistar mais de 50 brasileiros para seu programa. E é com esse ânimo que retorna para organizar o VIP Convention – CVC. “Trago para o congresso como foi a organização das Olimpíadas 2012 em Londres e como os brasileiros vivem lá, já que são mais de 100 mil no Reino Unido”.
Com essas novidades junta-se a proposta de reunir lideranças da área turística e pessoas conhecedoras do assunto para uma enriquecedora troca de experiências, além mobilizar as cidades na preparação do maior encontro de jovens, que será realizado em julho de 2013, no Rio de Janeiro, para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016, uma vez que essas regiões devem receber um grande número de turistas. “Sem esquecer da Copa das Confederações, também em 2013, que será muito importante para consertar a tempo os erros para Copa de 2014”, destaca Tarcísio Matheus.
Essa também é a meta de Raquel Verdenacci, do comitê da Fifa, que deve focar sua palestra na organização da Copa do Mundo de 2014 e o turismo no Estado. “O Estado de São Paulo tem um enorme potencial turístico, e nada melhor que um evento de exposição mundial como esse para promover nossa oferta de serviços, infraestrutura e opções de lazer”.
Durante o 2º Vip Convention – CVC cada cidade deverá apresentar um pouco do que tem realizado, por meio de um vídeo institucional de até cinco minutos sobre o que seu município fez nos últimos 43 meses em prol do turismo, uma vez que o governo do Estado disponibilizou quase R$ 240 milhões para essas estâncias.
“Sabemos que muito já tem sido feito na área turística, mas sempre podemos melhorar e é isso que pretendemos com o Vip Convention – CVC”, apontou Tarcísio Matheus, que trabalha com a possibilidade de que o evento seja incluído no calendário anual das cidades anfitriãs visando à continuidade. “É uma oportunidade para analisar os resultados e discutir novas diretrizes ano após ano”.
Organização
Qualidade e organização marcaram o 1º VIP Convention, realizado em Caraguatatuba, no primeiro semestre, e o segundo não será diferente.
Participam também do congresso o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes (Sinhores) da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Salvador Lopes Gonçalves; o secretário estadual de Turismo de São Paulo, Claudio Valverde; o deputado federal Márcio França; o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, e seus secretariados; secretário de Turismo de Santos, Marcelo Fachada; secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice; vereador Caio França, de São Vicente; Sebrae, CNTur, Convention Bureau, Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (Fhoresp), além dos palestrantes Orlando Barreto – ex prefeito de Brotas, e Roberto Metlicz, bacharel em Hotelaria e coordenador do curso Técnico de Cozinha da Etec de Caraguatatuba, professor de Hospitalidade do CIP- São Sebastião e consultor da rede de hotéis Juquehy e Cambury Beach.
Durante o congresso, Metlicz vai abordar a questão da hospitalidade, estudo de caso de qualificação de mão de obra para os grandes eventos no Brasil e a importância da regionalização do turismo.
O evento conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da CVC que comemora seus 40 anos de fundação. A Unisantos, Sebrae, CNTur, Convention Bureau e Sinhores, convidados ilustres da organização, terão espaço no congresso para expor seus projetos/palestras, estendendo seus convites a alunos e empresários.
Na ocasião, o apresentador Tarcísio Matheus também fará homenagens a alguns nomes como ex-jogadores do Santos F.C, entre eles, Edu e Clodoaldo e medalhistas das Olimpíadas de Londres. O evento conta com apoio do Imprensa Livre e será transmitido ao vivo pelo site www.costavipbrasil.com.br.
Crescimento e otimismo no setor turístico
As empresas do setor de turismo registraram aumento no faturamento médio de 18,3% em 2011. Cerca de 87% dos empresários esperam expansão dos negócios em 2012. O clima de otimismo nas 80 maiores empresas de nove segmentos foi captado pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo.
A 8ª edição da Pacet, realizada entre janeiro e março de 2012, reúne informações sobre o desempenho da atividade turística no ano passado e prognósticos para este ano. A pesquisa teve o foco em empreendimentos com 110 mil empregados e faturamento de R$ 50,9 bilhões. O fortalecimento da economia nacional, o aumento de demanda por viagens e investimentos, a expansão do volume de operações e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados pelos empresários como alguns dos fatores que sustentaram o crescimento das atividades.
Os resultados consolidados mostram o desenvolvimento do setor como um todo – que superou as expectativas indicadas pela pesquisa em 2010. As empresas faturaram em média 18,3% mais, ampliaram em 5,7% o quadro de funcionários, majoraram em 7% os preços e tiveram aumento de custos da ordem de 9,9%.
O segmento de turismo receptivo foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento, com 33,5%. Em segundo lugar, ficou o de hospedagem (22,2%), seguido de agências de viagens (19,5%) e do transporte aéreo (18,2%). Os três primeiros segmentos apresentaram, também, as maiores variações médias de crescimento em custos e preço ao consumidor.
Os quatro segmentos que mais contrataram em 2011 são, nesta ordem, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis. O turismo receptivo apresentou variação negativa de 2,5%.
Os nove segmentos pesquisados são: agências de viagens, locadores de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo.