Hospital Stella Maris reabre sala do Centro de Estudos e quer fomentar pesquisas de saúde na região
A partir desta semana, a Casa de Saúde Stella Maris reabre o seu Centro de Estudos que visa auxiliar e promover o desenvolvimento de pesquisas e dar suporte técnico aos médicos, enfermeiros e demais profissionais. A sala do Centro de Estudos fica próxima ao setor de Recursos Humanos, no primeiro andar, no setor administrativo do Hospital e fica aberta das 8h às 17h.
Os mais de 500 funcionários do Stella Marisa agora contam com um local para estudarem. O Centro de Estudos dispõe de mesas, cadeiras, livros, relatórios e um computador, além da assinatura virtual do Banco de Dados “Bireme” que disponibiliza informações técnico-científicas geradas pelas instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde.
Desta forma, o Stella Maris busca estar atualizado aos avanços técnicos e científicos da medicina e áreas correlatas. A ideia é estudar e divulgar os casos clínicos que são tratados no Hospital, além da atualização do banco de dados para futuras consultas.
O médico que está coordenando o Centro de Estudos é Gelson Carlos Port Junior que há dois anos fez o regulamento interno do Centro. De lá pra cá foram feitas reuniões com equipes multidisciplinares e, em julho último, o Centro de Estudos realizou a 1ª Jornada Neonatal do Litoral Norte, que contou com a participação de 40 pessoas e teve até lista de espera. Na Jornada, profissionais da Saúde que atuam em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela debateram casos de recém-nascidos.
Não é de hoje que a Casa de Saúde realiza estudos em benefício à população, pois o Hospital mantém há anos parcerias com o Colégio Tableau e o Centro Universidade Módulo, cujos alunos de Enfermagem e técnicos de Enfermagem fazem estágios no local.
texto e imagem: Agência GENTECOM