Instituto Federal no município será ampliado
Prefeitura doa área no Indaiá para expansão das instalações do IFSP
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, autorizou a doação de um terreno de 2,5 mil m², no bairro Indaiá, para construção das novas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O documento foi assinado na última sexta-feira, no gabinete do prefeito.
Estiveram presentes o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges; o pró-reitor de Ensino, Thomas Edson Filgueiras Filho; o diretor do Campus Caraguatatuba, Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa; o prefeito Antonio Carlos da Silva; e a chefe de Gabinete, Eloíza Antunes.
O prefeito disse que a viabilização dessa área para o IFSP é um importante investimento na capacitação da mão-de-obra. Antonio Carlos ressaltou que também estuda a possibilidade de doar outro terreno, com cerca de 40 mil m², para construção de uma nova unidade da instituição em Caraguatatuba.
Visita
No período da tarde, o prefeito Antonio Carlos visitou o Instituto Federal e conversou com os alunos no auditório da instituição. Ele ressaltou que a parceria entre a prefeitura e o Instituto Federal que vai beneficiar os estudantes.
Na ocasião, os alunos reivindicaram ao prefeito um local de treinamento esportivo onde que eles possam participar de competições e eventos promovidos pelo Instituto Federal. Antonio Carlos pediu para os alunos encaminharem uma solicitação à secretaria de Esportes. “Em Caraguá temos uma estrutura esportiva que é da população, como o Centro Esportivo, no Jardim Britânia. E nossos estudantes são bem-vindos”.
Atualmente, 800 alunos frequentam os cursos presenciais do IFSP no município. Com as novas instalações de um prédio de três andares, esse número subirá para aproximadamente 1.200 estudantes. O reitor explicou que a ampliação da estrutura aumentará a oferta de cursos de gestão, tecnologia, licenciatura, técnicos e livres na região. O início das obras está previsto para o final de 2013.
Vestibular 2013
O Instituto Federal abriu inscrições nesta segunda-feira, para o vestibular do 1º Semestre de 2013 dos cursos técnicos presenciais e à distância (EAD).
Em Caraguatatuba, há 40 vagas para os cursos de técnico em Comércio e Informática para Internet, ambos no período vespertino, com duração de três semestres cada; 40 vagas para técnico em Edificações, à tarde e à noite, com duração de quatro semestres. Para esses cursos é necessário que o aluno curse os 2º ou 3º anos, ou tenha concluído o Ensino Médio.
Além dos cursos presenciais, o Campus Caraguá também tem 50 vagas para o curso Técnico em Aquicultura, à distância, com duração de três semestres, para quem concluiu o Ensino Médio. O outro curso à distância oferecido é o técnico em Administração, para os seguintes polos: Araraquara, Araras, Barretos, Franca, Guaíra, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapevi, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Serrana, todos com 50 vagas cada. Neste caso, é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter mais de 18 anos até a data da inscrição no curso.
As inscrições vão até o dia 28 de novembro e podem ser feitas no site www.ifsp.edu.br/vestibular, na seção “Inscrições”, o valor é de R$ 20 para os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes presenciais, R$ 35 para os técnicos integrados presenciais e isento para os cursos à distância.
Todos os candidatos realizarão a prova no dia 16 de dezembro de 2012, às 13h. Mais informações estão disponíveis no site www.ifsp.edu.br.
O Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguá está localizado na Av. Rio Grande do Norte, 450 – bairro do Indaiá – Tel: (12) 3885-2130.
Foto: Gianni D’Angelo/PMC