Ciretrans de Caraguá e São Sebastião recebem novo modelo de gestão para agilizar atendimento
Prédio da Ciretran de São Sebastião pode passar por adequações
Mara Cirino
Os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião serão contemplados com novas unidades das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) definidas para receber o novo modelo de atendimento até o final do ano. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin ao sancionar a lei que transforma o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em autarquia. Assim, ele deixou de estar ligado à Secretaria e Segurança Pública (SSP) e passou para a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Regional. O objetivo é que as alterações permitam que os órgãos operem como uma espécie de Poupatempo, mas exclusivo para o setor.
“A nova configuração administrativa vai possibilitar maior autonomia ao órgão executivo estadual de trânsito, acelerando a implantação de novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão em todo o Estado de São Paulo”.
Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, além de Caraguatatuba e São Sebastião, também serão contemplados Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro, Lorena, São José dos Campos e Taubaté. “Vamos entregar neste ano perto de 100 novas unidades em todo o Estado no novo padrão do Detran, que é o padrão Poupatempo”, afirmou o governador, que citou também o sucesso do portal do Detran-SP, que recebe mais de 5 milhões de acessos mensais.
De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, as novas unidades terão estruturas mais modernas, organização do atendimento por meio de senha, condições de acessibilidade e funcionários treinados, além de novos equipamentos, mobiliários e computadores para acesso gratuito aos serviços eletrônicos disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br.
O diferencial das cidades onde existe o Poupatempo é que o usuário pode fazer alguns serviços, enquanto no Ciretran todos os serviços podem ser executados, agora com a agilidade do órgão maior.
No caso dessas cidades, os prédios atuais passarão por estudo para saber se têm condições de serem adaptados para receber o novo modelo. Caso contrário, outros poderão ser alugados ou firmadas parcerias com as administrações públicas para adequação.
O delegado da Ciretran de São Sebastião, José Lamartine Fagundes, disse que oficialmente não tem nenhuma informação a respeito da mudança na cidade. “Por enquanto só estou sabendo que o pessoal de Caraguá já foi fazer alguns testes”.
Segundo ele, hoje, um licenciamento pode ser feito em até um dia se o sistema estiver operante. Já a transferência ou um registro novo leva em torno de três dias, também dependendo das condições do sistema e também do total de pessoas trabalhando. “Se a proposta é colocar mais pessoas para ajudar no serviço, com certeza vai reduzir o tempo”, aponta Fagundes.
Atualmente, 11 unidades do novo Detran-SP já estão em funcionamento nos moldes dos postos do Poupatempo no Estado: Interlagos e Aricanduva (na Capital), Americana, Aparecida, Limeira, Miracatu e Indaiatuba (no interior), São Bernardo do Campo, Guarulhos, Cajamar e Suzano (na Grande SP). Até o final de 2013, segundo a assessoria, aproximadamente 100 unidades devem ser reestruturadas. Gradativamente, o novo modelo será implantado em todas as unidades de trânsito do Estado.
Foto: Jorge Mesquita/IL
Foto Imprensa Livre