A Casa de Saúde Stella Maris registrou na semana entre o natal e o ano novo, um total de 195 pacientes com sintomas “rotavírus”. E para alertar os turistas, banhistas e moradores do Litoral Norte, o Dr. Gustavo Lopes, coordenador do Pronto Socorro do Stella Maris, concedeu esta semana uma entrevista a TV Vanguarda, esclarecendo detalhes de como evitar e tratar as viroses de verão.
Dr. Gustavo explicou que nesta época do ano o calor aumenta e, com ele, é comum a presença de várias espécies de vírus. Vários fatores contribuem para a propagação do rotavírus, entre eles a superpopulação em locais públicos como piscinas, praias e lagoas; a utilização de banheiros públicos; o consumo de alimentos sem muita higiene, entre outros fatores. Quanto aos principais sintomas do quem está com virose, estão: mal estar geral, náuseas, vômitos, febre e dor no abdome.
O médico alertou que a contaminação geralmente acontece por meio das mãos e da boca. “Nas praias, esse número grande de turistas que, sem saber, estão em contato com as bactérias que causam os vírus. O contato com fezes e com alimentos contaminados, por exemplo, fazem o vírus se proliferar. Então tem que lavar as mãos após as refeições e depois de usar o banheiro, tomar bastante água mineral (fervida previamente). É preciso se hidratar ingerindo líquidos como água, suco, isotônico e água de coco. Na hora de se alimentar, lave as frutas e verduras antes de consumi-las”, confirma.
Crianças com até três anos e idosos são mais suscetíveis a apresentar casos de desidratação, e consequentemente desenvolvem os sintomas das viroses. O tratamento é feito com soro, medicação e repouso. A reportagem e a entrevista com o Dr Gustavo Lopes podem ser conferidas na página oficial do Hospital Stella Maris no youtube. Assista: http://www.youtube.com/HospStellaMaris
FONTE: http://caraguablog.blogspot.com.br/