Câmara vota hoje criação da Comissão de Assuntos Relevantes da UTGCA
Acácio Gomes
Em plena operação na cidade, a Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, será alvo de relatórios mensais da Comissão de Assuntos Relevantes, cuja criação será votada na sessão de hoje da Câmara.
A proposta é do vereador Wenceslau de Souza Neto, o Lelau (PT). O parlamentar se valerá das mudanças recentes no Regimento Interno da Casa e será o presidente da Comissão. No passado, a escolha do presidente das comissões era feita através de sorteio.
“Com a mudança, eu vou ser o presidente da Comissão, que terá ainda um vice e um relator. O objetivo principal é viabilizar estudos relacionados ao meio ambiente e a segurança, em razão da implantação da UTGCA”, explicou Lelau.
Ainda de acordo com o vereador, o foco principal será a criação de um plano de emergência e evacuação eficaz em casos de problemas dentro da unidade.
“Os moradores do entorno da UTGCA (dos bairros Morro Algodão, Jardim Britânia, Pontal Santa Marina e Golfinhos) não sabem o que fazer em casos de emergência. Já agendamos uma visita na unidade na primeira semana de abril e vamos discutir planos eficazes. Não adianta apenas na teoria, temos que treinar esse povo”, alertou.
Lelau comentou também que espera da Petrobras mais investimentos em Caraguá por conta dos riscos ambientais que a cidade sofre por ter estas instalações. “Queremos praças, acessibilidade para o nosso povo. É o mínimo que podemos cobrar como forma de compensar os riscos”, finalizou.
Somente em royalties, Caraguá saltou de R$ 2 milhões para mais de R$ 6,8 milhões mensais em função do início da operação da UTGCA na cidade.
Ainda na ordem do dia da sessão da Câmara de Caraguá, os vereadores devem votar o projeto do Executivo que altera dispositivos da lei que criou o Conselho Tutelar da cidade.
As alterações seguem determinação da lei que criou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
E por fim, os vereadores votam também o projeto de lei, de autoria do vereador Cristian Alves de Godoi, o Baduca Filho (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placa informativa de registros relativos à segurança contra incêndio e pânico e dá outras providências.