Caraguá segue em alerta contra Dengue
Com 147 casos confirmados de Dengue desde o início deste ano, Caraguá continua em situação de alerta. A população deve colaborar nas ações de combate ao mosquito. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai intensificar a nebulização e aplicação de inseticida para eliminar mosquitos adultos, segundo norma do Programa Nacional de Controle da Dengue.
De acordo com o CCZ, diversos criadouros que poderiam ser facilmente retirados pelos próprios moradores ainda são encontrados em vistorias. O biólogo e coordenador da equipe de combate à Dengue, Ricardo Fernandes, disse que a doença já é conhecida por todos, mas a retirada dos focos das larvas não acontece.
Nesta terça-feira (5/3/2013) a secretaria de Saúde fez nebulização na Massaguaçu devido a cinco casos da doença confirmados no local. Outros agentes fizeram o controle mecânico nas imediações do bairro. Esse trabalho tem o objetivo de eliminar os criadouros na casa do doente, no quarteirão da residência e nos oito quarteirões ao redor.
No último final de semana, o Olaria, um dos locais com maior incidência de focos do mosquito em Caraguá, recebeu aplicação de inseticida em quatro quarteirões.
A secretaria municipal de Saúde orienta que os moradores façam regularmente vistorias em imóveis comerciais ou casas para eliminar objetos, que acumulem água limpa e parada, como pneus, potes, garrafas, fontes decorativas que estejam desligadas e recipientes em geral.
A Dengue mata e os principais sintomas são febre com início abrupto (rápido); dor de cabeça; dor no corpo; dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Caso alguém apresente os sintomas é necessário procurar o serviço médico mais próximo.
Até o momento, Caraguá registrou 560 notificações, sendo 147 casos confirmados e 79 negativos. Dúvidas, denúncias e pedidos de vistoria podem ser feitos pelo telefone (12) 3887-6888, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.