Contribuintes inadimplentes podem quitar dívidas com prefeitura sem cobrança de juros
Os vereadores de Caraguatatuba devem votar nos próximos dias Projeto de Lei Complementar (PLC), de autoria do Executivo, que concede anistia para pagamento de dívidas do contribuinte existentes até o dia 31 de dezembro de 2012.
A propositura já foi lida e agora é analisada pelas comissões. Se aprovada, terá validade de 1º a 30 de abril deste ano para serem renegociadas.
Em sua justificativa, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), explica que a medida está sendo proposta com o objetivo de oferecer aos contribuintes a oportunidade de regularização de sua situação tributária, ao mesmo tempo em que será uma forma de incremento da arrecadação municipal, como meio de dinamizar os programas e serviços públicos do município. No PLC, o prefeito esclarece que a propositura não vai afetar a receita tributária do município, pois não está se concedendo isenção do pagamento do principal, não havendo, portanto, renúncia de receita. “Vamos propiciar aos contribuintes a oportunidade de liquidação de seus débitos com dispensa total da incidência de multas e de juros de mora”.
O benefício também é extensivo aos contribuintes com parcelamentos pendentes e ainda não liquidados.
Caso aprovado o Projeto de lei Complementar, para conseguir o benefício, na primeira parcela deverá ser pago 30% do montante à vista, no ato do requerimento, e o restante do saldo devedor em cinco parcelas iguais, mensais e consecutivas de igual valor.
Com relação ao total de contribuintes inadimplentes, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que só vai se manifestar após a votação do PLC.
Em 2009, quando houve uma Lei de Anistia, a renegociação das dívidas gerou aos cofres públicos a arrecadação de quase R$ 12 milhões. Mais de 13 mil inadimplentes procuraram a prefeitura para quitar as dívidas.
Na ocasião, o levantamento da Procuradoria Fiscal apontou que eram cerca de 43 mil inadimplentes e um total de R$ 135 milhões em dívidas. (M.C)