Voluntários do projeto Dentista do Bem atendem quase 700 crianças na região
Triagem realizada nos municípios de São Sebastião e Ubatuba, atendeu 670 jovens
A triagem realizada na última segunda-feira, por voluntários do projeto Dentista do Bem, nas cidades de São Sebastião e Ubatuba, resultou no atendimento de 670 jovens, entre a faixa etária de 11 a 17 anos.
A dentista e coordenadora do projeto em São Sebastião, Larissa Augusto Ramos, revelou que uma equipe com nove profissionais odontológicos foi responsável pelo trabalho de triagem que aconteceu na Escola Municipal do Topolândia, na região central. 582 crianças foram atendidas.
De acordo com a coordenadora, todas as fichas dos jovens atendidos serão encaminhadas para São Paulo, ainda nesta semana. Posteriormente, estas fichas deverão retornar ao município, juntamente com a relação dos beneficiados que receberão o tratamento odontológico gratuito pelos Dentistas do Bem. “Os tratamentos serão realizados de acordo com a necessidade bucal de cada paciente. Além disso, a nossa prioridade é atender primeiramente jovens que estão prestes a completar a maioridade, onde a oportunidade de conquistar o primeiro emprego fica próxima.
Nada melhor que se apresentar em um emprego com a saúde bucal em dia, pois o sorriso é o nosso cartão de visita”, explicou Larissa. A dentista ainda disse que o êxito obtido em atender mais de 500 pacientes só foi possível, graças à colaboração dos colegas profissionais Verônica Casadei, Natalia Tarcha, Anderson Martines, José Gustavo Abu-Jamra, Luceli Ester, Renata Medeiros, Eleuzes Monteiro, Drª Sônia (dentista da prefeitura), além da própria coordenadora. “Com o ajuda desses profissionais conseguimos realizar com sucesso, a ação que beneficiou crianças e adolescentes carentes de São Sebastião”.
Ubatuba
Coordenado pela dentista Maria Cristina Silveira Portes Souza, a ação dos Dentistas do Bem ocorreu na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no bairro Poruba, região Norte de Ubatuba.
De acordo com a dentista, os voluntários Francisco Roberto Cisneros Junior, Carmem Alice Brunini Pitta, Claudia Cavalca Campos, Adriana Rodrigues, Edgar Dr. Fábio Augusto Pereira Rodrigues, e a própria Maria Cristina ficaram responsáveis pelo atendimento de 88 crianças.
Maria Cristina explicou que a principal dificuldade encontrada pela entidade, ainda é a pequena quantia de voluntários. “Espero que os profissionais vejam que o Dentista do Bem é um trabalho maravilhoso e queiram participar”. Atualmente, o projeto conta com a colaboração de 30 profissionais.
Dentista do Bem
Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem (TDB) e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.
Foto: Divulgação