Acácio Gomes
Vereadores do Litoral Norte se reúnem hoje em Caraguá para mais uma reunião ordinária da Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte (Frepap-LN). O encontro será a partir das 15h na Câmara da cidade.
Vários assuntos estão previstos para a discussão, mas principalmente a montagem de comissões que vão tratar de assuntos de forma regional, entre eles, saneamento, saúde, meio ambiente, segurança pública e transportes.
Porém, um dos assuntos que deve nortear o encontro será justamente a briga pela manutenção dos royalties, já que o novo sistema de partilha está sob análise dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não será o foco principal da reunião, até porque temos que criar a comissão, mas sem dúvida vamos falar sobre a necessidade da manutenção dos royalties para os municípios do Litoral Norte, visto o recente vazamento de óleo no canal de São Sebastião”, esclarece o presidente da entidade, vereador Valdir Veríssimo (PPS).
Para ele, é importante fortalecer o coro dos prefeitos mostrando que as cidades podem ser afetadas por acidentes ambientais. “É um direito adquirido. Então temos que nos juntar aos prefeitos”.
Outro assunto a ser debatido na reunião será a luta para que a Frepap tenha vaga garantida no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale), com o intuito de fortalecer a participação e as reivindicações da região ao Governo do Estado.
“Queremos uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento da RMVale. Sabemos que o prefeito de Ilhabela já é vice-presidente do Conselho e agora queremos inserir um representante do Legislativo”, salientou.
Temas
O presidente da Frepap-LN ressaltou ainda que alguns temas serão mais abrangentes. “A Comissão de Transportes, por exemplo, não vai analisar apenas transporte público, mas também a questão de pedágios e os acessos, por conta das obras viárias”, comentou.
Embora seja alvo de críticas as esferas estaduais, Valdir não acredita que o grande desafio da Frepap-LN seja a saúde, até por conta do anúncio do Hospital Regional.
“O Hospital Regional é certo, inclusive foi uma conquista da entidade também. Resta definir que cidade vai abrigar. Agora é mais uma decisão política do que técnica e orçamentária. Agora o lixo é um carma para a região. As cidades gastam muito dinheiro para mandar o lixo para fora. Se vai ser aterro regional, Usina Térmica, enfim, temos de bater o martelo”, comentou o presidente.
Diretoria
Na última reunião realizada em março em São Sebastião, foi definida a nova diretoria da entidade que tem o vereador ilhabelense Prof. Valdir Veríssimo como presidente, Marcos Tenório (São Sebastião) como vice-presidente, Vilma Teixeira (Caraguatatuba) como 1º secretário, Luiz Henrique Capellini (Bertioga) como 2º secretário, Reinaldinho Filho (São Sebastião) como 1º Tesoureiro, Júlio Alves (Caraguatatuba) como 2º secretário e Claudinei Xavier (Ubatuba) como diretor executivo.