A entrega das obras do Governo Municipal integra a programação do aniversário de 156 anos
As modernas instalações das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Perequê-Mirim e Casa Branca e a Praça Sensorial, no Cidade Jardim, serão inauguradas hoje, em Caraguatatuba. A entrega das obras do Governo Municipal integra a programação do aniversário de 156 anos de emancipação político-administrativa de Caraguá.
As novas unidades de saúde, que vão substituir as antigas UBS’s, foram instaladas nos Cide’s Sul e Norte (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional). As cerimônias estão agendadas para 11h no Perequê-Mirim e 16h no Casa Branca.
As novas UBSs contam com melhores condições de atendimento. A UBS do Perequê-Mirim será referência para os moradores dos bairros Pegorelly, Vapapesca e Perequê-Mirim e contará com três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
E a do Cide Norte atenderá as comunidades do Terralão, Martin de Sá, Casa Branca e Olaria e terá duas equipes da ESF. Cada equipe é composta por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, dois agentes de enfermagem e seis ou mais agentes comunitários de Saúde. Cada agente é responsável por até 750 pessoas.
Cada UBS tem 1.050 m² de área construída e capacidade de atendimento diário de 300 pessoas, que contarão com acesso para veículos e ambulâncias, recepção e triagem, salas de prontuários e coleta de exames, além de consultórios e ambulatórios.
Praça Sensorial
Ainda no dia 19, às 15h, o Governo Municipal entrega a Praça Sensorial “Mitsuo Kashiura”, na Avenida José Amador Galvão, s/nº, bairro Cidade Jardim. O ambiente permite a convivência entre crianças, adultos e idosos com ou sem deficiência.
O local dispõe de um espaço com paisagismo diferenciado, que oferece estímulos olfativos, visuais, auditivos, táteis, proprioceptivos e vestibulares para pessoas com disfunções advindas de alguma deficiência ou do envelhecimento.
Instalada em uma área de 4.155,42 m², a praça possui duas pérgolas, trilha podal (23 texturas), trilha manual (17 plantas e texturas), bebedouro acessível, banheiros feminino e masculino acessíveis, piso tátil, placas em Braille, mapa tátil, quatro sinos de vento (dois de madeira e dois de ferro), duas fontes de água e aparelhos de ginástica – 5 para idosos, 3 para cadeirantes.
Foto: PMC