O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi celebrado com diversas atividades recreativas e palestras com profissionais da área da saúde, nas quatro cidades do Litoral Norte. O Movimento tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional e remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no interior do estado.
No município de São Sebastião, as ações deste ano foram elaboradas e desenvolvidas em conjunto entre as unidades do Centro de Atenção Psicossocial I ( Caps I) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD). Paralelamente ao evento, peças criadas pelos pacientes nas oficinas, como artesanato em cerâmica, madeira, bijouetrias e pintura em tela ficaram expostos durante todo o dia de comemoração, no hall do teatro municipal. Uma das atrações é a exposição “Raimundo: Encontro com a Arte e Naifs de São Sebastião”, que ficará a mostra até o dia 31. A exposição de arte é parte integrante da programação em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial. O autor das obras Raimundo José de Meneses é paciente do Caps e aluno das Oficinas Culturais. As aulas de pintura proporcionaram ao artista um avanço em sua recuperação. Os tratamentos no Caps de São Sebastião são desenvolvidos por uma equipe formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, monitores em oficinas culturais entre outros, sempre visando um quadro multidisciplinar de atenção ao indivíduo e suas necessidades, inclusive proporcionando sua inclusão social.
Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a administração de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a passeata “Somos todos loucos uns pelos outros”, coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Houve caminhada até a Praça Candito Motta e exposição de trabalhos manuais produzidos pelos pacientes.
O Caps de Caraguá atende cerca de 230 pacientes. Desses, 198 participam duas a três vezes na semana no modelo semi-intensivo e 30 todos os dias por meio do atendimento intensivo. A unidade conta com 15 profissionais e realiza consultas voltadas à clínica geral, psiquiatria, psicologia, assistência social, oficinas culturais e artesanais em grupo.
Na cidade de Ubatuba, a Semana da Luta Antimanicomial será celebrada com uma passeata que acontece neste sábado, a partir das 9h. A concentração acontece na praça Benedito Inácio Pereira (Bip). A caminhada percorrerá pela avenida Thomaz Galhardo, passando pela rua Hans Staden, com chegada a praça Nóbrega (Calçadão). No local, haverá exposição de trabalhos artesanais produzidos pelos pacientes.
Já o Caps de Ilhabela marcou a Semana da Luta Antimanicomial com um animado passeio à Praia do Pequeá com seus pacientes, funcionários e colaboradores que encerrou com um belo piquenique, na última quinta-feira. A atividade foi escolhida pelos próprios usuários do Caps que ainda participaram de um almoço de confraternização, além de oficinas de artes.