Para quem é leigo, relíquias mais parecem pedras soltas pelo terreno.
Local deve ser preservado para pesquisa, segundo estado.
Sítio arqueológico é descoberto em Paraibuna durante estudo do impacto ambiental da duplicação da
rodovia dos Tamoios (Foto: Thiago Takeda/Dersa)
Prevista para ser concluída em dezembro, a obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99) rendeu uma descoberta histórica que já é alvo de pesquisa entre especialistas e estudantes. Um sítio arqueológico que ocupa uma área de cinco mil metros quadrados foi encontrado nas margens da rodovia, na beira da represa de Paraibuna. O espaço conta ainda com uma urna funerária.
saiba mais
Para quem é leigo, as relíquias encontradas mais parecem pedras soltas pelo terreno, mas são peças indígenas que retratam um período histórico, anterior à colonização do brasil. O sítio, que foi descoberto durante o levantamento de impacto ambiental da duplicação, foi visitado nesta quarta-feira (8) por estudantes de um curso sobre educação ambiental.
Segundo os arqueólogos, na área do sítio viveu uma grande comunidade de índios do grupo Aratu, o que era raro em uma região dominada pelos tupi-guaranis. Os pesquisadores estimam que os índios tenham vivido nessa região por volta de 1400 antes da colonização e pela quantidade de peças, era um grupo grande, de centenas de pessoas. Parte do sítio arqueológico está em uma área da distribuidora de energia Light e outra da prefeitura. O local deve ser preservado para pesquisa.
Para quem é leigo, as relíquias encontradas mais parecem pedras soltas pelo terreno
(Foto: Thiago Takeda/Dersa)
FONTE: G1 VALE DO PARAIBA E REGIÃO