2 mil trabalhadores do Tebar e UTGCA devem cruzar os braços hoje para aderir mobilização nacional
Na semana passada, trabalhadores do Tebar já tinham feito manifestação, chegando a provocar congestionamento na avenida Guarda Mor Lobo Viana
Acácio Gomes
Cerca de 2 mil trabalhadores do Terminal Aquaviário Almirante Barroso, de São Sebastião e a Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguá, devem cruzar os braços hoje para aderir o movimento nacional coordenado pela Federação Nacional dos Petroleiros. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, com sede em São Sebastião.
“Estamos dispostos a mostrar que estamos participando do movimento nacional de mobilizações, seja para cobrar mais saúde, mais educação, tarifa menor. Antes de sermos petroleiros, somos cidadãos”, explicou o diretor do Sindpetro, Eduardo João da Silva. Segundo ele, a paralisação será iniciada por volta das 7h na entrada das unidades e a adesão deve ser entre 90 e 95%.
“Vamos fazer o bloqueio das entradas. Geralmente há uma ótima adesão dos trabalhadores. No caso do Sindpetro, essa adesão dos petroleiros servirá como preparação à campanha reivindicatória, com a luta contra os leilões do petróleo e por aumento real no salário básico”.
Porém, o ponto chave é a ideia ventilada pela Transpetro/Petrobras de privatizar os terminais, dutos e até campos do pré-sal.
“O risco é grande e isso provocaria demissões, inclusive nas unidades do Litoral Norte. A questão do pré-sal também nos preocupa. A venda de ativos da Petrobras é um crime. O que estão fazendo com o Campo de Libra, descoberto sozinho pela Petrobras, é inaceitável. Só para se ter uma idéia, esse campo vale US$ 1 trilhão. É nossa tarefa lutar contra essas medidas”, explicou. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Norte, um quadro mínimo de funcionários será mantido em pleno trabalho para garantir o funcionamento das duas unidades.
A organização já alerta que a mobilização deverá provocar reflexos no trânsito próximo ao centro de São Sebastião e na Rodovia SP-55, próximo ao bairro Jardim Primavera, em Caraguá. Nesta segunda via, há possibilidade de pegar desvio pela Avenida da Praia em direção ao Porto Novo.
Foto: Divulgação