Pró-Egresso insere mais de 14 mil ex-detentos no mercado de trabalho
Programa da Sert muda a vida dos egressos e altera a visão das empresas
Um dos grandes desafios para um ex-detento é conseguir espaço no mercado detrabalho. Para mudar essa realidade, o governo do Estado de São Paulo, investe em ações que visam garantir oportunidade de emprego aos egressos. Uma dessas ações é o Programa Estadual de Inserção de Egressos do Sistema Penitenciário, o Pró-Egresso, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O programa objetiva reinserir na sociedade os egressos do sistema penitenciário e adolescentes que cumprem medida sócio-educativa. Além de cursos de qualificação profissional, a ação funciona por meio de um sistema de busca e ofertas de vagas de trabalho.
Desde 2010, já foram inseridos no mercado 14.760 egressos em todo o Estado e 220 empresas são parceiras do programa. Esse resultado é uma junção dos esforços da SERT, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimenta (Funap) e das empresas que cumprem o decreto n° 55.126 ou agem por responsabilidade social.
Para Méri Teresinha Floriano, consultora organizacional do programa, a política adotada pelo Pró-Egresso não se limita a apenas inserir o ex-detento no mercado de trabalho, mas auxilia no combate a reincidência. “O programa tem se revelado como um dos caminhos da recuperação para reconstruir a dignidade da pessoa e para sua reintegração na família, bem como na sociedade. Em particular, sinto-me feliz e realizada, a cada contratação. Sou sabedora do que representa este esforço na vida de quem está recomeçando”, afirma Méri.
Sonhos refeitos
Amira Pereira, 33, casada e mãe de dois filhos, é uma das pessoas contratadas pela Cartão Brasil pelo programa. Ela ficou presa por cerca de um ano, depois de se envolver em uma briga – até então, ela não sabia que era procurada pela justiça por estar ligada a pessoas que cometiam outros tipos de crimes. Na prisão, em regime semiaberto, trabalhava e fazia cursos ao longo do dia e depois, às 19h, era recolhida junto a uma penitenciária.
Em 8 de março de 2012, Dia Internacional da Mulher, Amira deixou a detenção, mas sabia que enfrentaria preconceito, pois carregava o título de ex-detenta. “Não imaginava retornar ao mercado de trabalho e pensava: ‘quem iria dar oportunidade para uma pessoa como eu, sem valor na sociedade?’”, afirma. Um ano depois, “a Méri (consultora de organização do Pró-Egresso) me ligou para oferecer uma vaga de emprego. Por coincidência ou intermédio de Deus, a empresa ficava a cinco minutos da minha casa, então decidi participar da seleção”, conta.
A ex-detenta foi até a Associação Cartão Cristão do Brasil, participou do processo de seleção e foi contratada para o cargo de recepcionista. “Começava a sonhar novamente, tinha a consciência de que dependia da minha dedicação e disposição para permanecer na empresa, e que não poderia desperdiçar a chance que estavam me dando”, destaca. Com a oportunidade, a egressa voltou a estudar e está na faculdade de enfermagem.
Quem pode participar do Pró Egresso?
– Egressos do sistema penitenciário: ex-detentos que saíram do sistema carcerário há no máximo um ano ou estejam em liberdade condicional;
– Liberados definitivos lato sensu: cumpriram pena e estão em liberdade há mais de um ano;
– Em situação especial de cumprimento de pena: casos como os de detentos que cumprem pena em regime semiaberto ou aberto, foram beneficiados pela suspensão condicional da pena e foram condenados a penas alternativas;
– Anistiados, agraciados, indultados, perdoados judicialmente: aqueles cuja punibilidade foi declarada extinta.
Como?
As empresas interessadas podem disponibilizar suas vagas através dosite www.empregasaopaulo.sp.gov.br, no link “Pró-Egresso”. Já os egressos devem efetuar cadastro nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), do Poupatempo ou da Coordenadoria de Apoio ao Egresso e Família (Caef), munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.
Para maiores informações, acesse: www.empregasaopaulo.com.br ou www.emprego.sp.gov.br.