APA Marinha da região apresenta processo de elaboração do Plano de Manejo
Thereza Felipelli
A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, vem realizando, desde o último dia 25, reuniões de Conselho Gestor Ampliado das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) Marinhas do Litoral Norte, nas quais vêm sendo apresentados a todos os interessados o processo de elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação.
Esses Planos de Manejo serão documentos que irão definir princípios e diretrizes para o uso sustentável do ambiente marinho abrangido pela APALN. Para isso, é necessário integrar o conhecimento técnico com as experiências da população usuária do mar, das comunidades tradicionais, das instituições públicas e da sociedade.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a participação da sociedade é, portanto, de extrema importância, para que sejam considerados os diversos interesses, ideias e expectativa da população sobre o futuro dos mares da região.
No Litoral Norte, os encontros já aconteceram em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Amanhã ocorre o primeiro em Ilhabela, às 15h, no Esporte Clube, na Vila (Avenida Força Expedicionária Brasileira). Já no domingo a reunião acontece em Castelhanos, também às 15h, no Bar da Vivian. Na segunda-feira, o encontro será realizado em Ubatuba, na Câmara Municipal, às 16h. A reunião retorna para Ilhabela naquinta, quando será realizada no Bonete, extremo sul do arquipélago, na quadra de esportes.
APAS Marinhas
Em 2008, foram criadas três Áreas de Proteção Ambiental Marinhas no Estado de São Paulo:
APA Marinha Litoral Sul (APAMLS), APA Marinha do Litoral Centro (APAMLC) e APA Marinha do Litoral Norte (APAMLN). Elas têm o objetivo de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais da região, inclusive suas águas, bem como ordenar o turismo recreativo, as atividades de pesquisa e pesca e promover o desenvolvimento sustentável dessas regiões.
Saiba mais: fflorestal.sp.gov.br.