Fórum Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente elege novos membros do Conselho
Além da eleição, o fórum teve a proposta de reunir vários setores da comunidade
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCAC) elegeu novos conselheiros da sociedade civil organizada. A eleição ocorreu durante o “1º Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, realizado na última quarta-feira, no Teatro Mario Covas.
Além da eleição, o fórum teve a proposta de reunir vários setores da comunidade – CMDCAC, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil e secretarias municipais de Trânsito e Defesa Civil, de Assistência Social, da Fazenda (Fiscalização do Comércio), de Saúde (Vigilância Sanitária), de Educação e de Urbanismo (Fiscalização de Posturas), para fortalecer a parceria no combate às violações dos direitos da Criança e do Adolescente.
O vice-prefeito Antonio Carlos Júnior disse que Caraguá se destaca na implementação de políticas públicas. ”O Governo Municipal tem o compromisso de proporcionar melhorias na qualidade de vida da população, principalmente para crianças e idosos, que requerem um olhar especial”, afirmou. Prestigiaram o evento secretários municipais, diretores, educadores e representantes de várias entidades.
Debate
Durante o encontro houve duas palestras – “A perspectiva histórica da criança e do adolescente na sociedade” e “O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, com o psicólogo José Carlos Bimbatte Júnior, e discussão sobre os temas com os presentes, à tarde.
À noite, houve mesa de debates com representantes que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Promotoria Pública, Polícia Militar e Civil, secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes e Recreação e Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc).
Diagnóstico
A presidente do Conselho, Márcia Zumpano, apresentou o “Diagnóstico da situação da Infância e da Juventude de Caraguatatuba”. No levantamento realizado entre 2011/2012 foi constatado que 61% das crianças e adolescentes atendidos sofreram violação quanto ao direito à convivência familiar e comunitária; 21%, em relação ao direito à educação, cultura e lazer; 13%, em relação ao direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; 4%, em relação ao direito à vida e à saúde; e 1%, quanto ao direito de profissionalização e proteção no trabalho.
Entre as causas apontadas no estudo estão: violência física, ausência de convívio familiar, ausência ou impedimento de acesso à cultura, esporte e lazer. De acordo com o levantamento, as consequências são diversas: baixo rendimento escolar; envolvimento com drogas; vadiagem; desestruturação física, mental e moral; prejuízo no desenvolvimento físico e psicossocial, deixando sequelas.
Novos Conselheiros
Segmento Associações Civis
Titulares – Teresinha de Oliveira Marciano (Associação das Pessoas com Deficiência de Caraguatatuba – Aponec) e Patrícia Maria do Nascimento Rabelo (Zambô – Movimento Negro)
Suplentes – Tarcísio Alves de Souza (Associação de Pais e Mestres da EE Thomaz Ribeiro de Lima) e Franklin Alves Veiga (Associação de Pais e Mestres da Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues)
Segmento Associações de Atendimento ou Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Titulares – Sidinéia Maciel Matos Diogo (Casa Beija Flor/Casa da Criança) e Daniela Bandeira Vaz (Creche Meimei)
Suplente – Cláudia Aparecida Antunes (Casa Beija Flor/Casa da Criança)
Denúncia –
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Av. Goiás, 540, Indaiá, Tel. 3883-6548, e-mail cmdca@caraguatatuba.sp.gov.br
Conselho Tutelar de Caraguá – Rua Olímpio José de Oliveira, 79, Jardim Jaqueira,Tel. 3882-1690 ou 9723-6758, e-mail conselhotutelarcaragua@gmail.com
Disque Denúncia – Disque 100
Orientações para implementar o plano de ação para identificar as deficiências da etapa 1 da Integração pela Educação s´ntese de algumas competências e habilidades abordadas cm os professres no 1º semstre de 2013. Preparação do professor para preparar o aluno.
Foto: Luis Gava/Divulgação