Prefeitura vai isentar IPTU aos policiais militares e conceder auxílio aluguel para comando se fixar na cidade
Acácio Gomes
A Prefeitura de Caraguá deve encaminhar nos próximos dias um projeto de lei a Câmara isentando o IPTU para os policiais militares residentes na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) na sessão da última semana no Legislativo.
Segundo ele, além da isenção de IPTU aos policiais militares, o projeto prevê a concessão de até dois salários mínimos como ajuda aluguel aos comandantes e delegados que atuam no município.
A idéia da Prefeitura é dar mais um incremento aos vencimentos das autoridades policiais e garantir a fixação destes profissionais.
“Eles já ganham pouco e acho que além da Atividade Delegada isso pode ajudar. Queremos investir em segurança. Estamos também ampliando o sistema de monitoramento como forma de coibir a criminalidade”, explicou o prefeito.
Na última sessão da Câmara, o presidente José Mendes de Souza Neto, o Neto Bota (PSDB), pediu ainda a inclusão no projeto a concessão do benefício aos policiais ambientais, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Marítimo (GBMar). “É justo estender também a isenção do IPTU”.
De acordo com os últimos índices de criminalidade divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, Caraguá registrou um aumento – se comparado os meses de junho e maio – nos casos de furto veículos, saltando de dois em maio para 13 em junho.
Segundo as estatísticas, a cidade registrou em junho dois homicídios, um caso de estupro, 32 registros de roubo, 106 de furto e três roubos de veículos.
Repercussão
O comandante da Polícia Militar em Caraguatatuba, capitão Edilson Ramos de Oliveira, disse que qualquer benefício que beneficie os profissionais é bem vindo.
“Isso é importante justamente para fixar os policiais no município. Quanto mais policiais, melhor é a cobertura para combater a criminalidade. Acho o projeto muito bom”, disse.
Oliveira confirmou também que desde a primeira quinzena de julho a cidade conta com a Atividade Delegada. “É mais um incremento para os policiais”.
Já o delegado seccional do Litoral Norte, Cleber Henrique Martins de Oliveira, achou muita boa a iniciativa, porém, pede que o benefício da isenção do IPTU seja estendido também aos policiais civis. “Os policiais operacionais também deveriam receber o benefício. Acho uma excelente ideia”, comentou. A Prefeitura de Caraguatatuba informou que está finalizando o projeto e seu respectivo impacto financeiro orçamentário. A minuta deve ser concluída nesta semana.