O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou, nesta quinta (12/9), 75 alunos da Emef Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão) e 40 alunos da Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto). A cerimônia reuniu pais e professores e foi realizada na unidade escolar do Morro do Algodão.
O curso teve a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para alunos do 5º ano, com idade entre 9 e 10 anos.
Cleverson da Silva e Elaine Cristina foram prestigiar a formatura da filha Lourdes, 10 anos, no Proerd. “Conversamos muito com nossos filhos sobre drogas em casa e o perigo que representam. O Proerd é uma iniciativa que faz a diferença na vida dessas crianças”, afirmou Silva.
O Programa é desenvolvido pelo cabo da Polícia Militar, Ligia de Oliveira, e o soldado da PM João Silva De Paula. “Fazemos um trabalho de conscientização, de orientação”, disse De Paula.
“Analisamos as escolhas e suas consequências e como se livrar da pressão do grupo social para experimentar essas substâncias. Queremos ensiná-los a alcançar metas e objetivos, ficando longe das drogas e violência”, afirmou Lígia.
Esse projeto foi adotado nas escolas municipais em 1999 e já formou mais de 27 mil alunos. O Proerd é uma parceria do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, com o comando do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior.