Cidade é classificada para o 1º Prêmio Cecília Donnângelo de Ouvidoria SUS
Com o trabalho “O ABC da implantação da Ouvidoria”, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba ficou na 16ª colocação entre os 20 trabalhos pré-selecionados do 1º Prêmio Cecília Donnângelo de Ouvidoria SUS, realizado em todo País. No Estado de São Paulo, apenas Caraguatatuba e Praia Grande figuraram entre as iniciativas classificadas.
O objetivo do prêmio é reconhecer, promover e premiar Ouvidorias bem sucedidas. Além disso, os trabalhos serão editados e publicados para divulgação. O resultado final sairá em outubro.
A ouvidora da Secretaria de Saúde, Laura Aparecida Cereser, disse que o diferencial apresentado pela equipe de Caraguatatuba no concurso foi descrever passo a passo os principais pontos do processo de implantação de uma ouvidoria. “Desde o início de implantação do serviço, nossos protocolos foram sempre muito bem elaborados. Temos urnas da ouvidoria em todos os setores da Saúde, além de e-mails e telefones exclusivos de contato”, disse.
Nesse resultado preliminar, a ouvidoria da Secretaria de Saúde de Caraguá ficou à frente dos projetos apresentados pelas capitais Rio de Janeiro (18º), Goiânia (19º) e Salvador (20º).
A iniciativa atende às deliberações da 14ª Conferência Nacional de Saúde, em especial a de ampliar e consolidar o modelo democrático de governo do SUS. É, também, uma homenagem à sanitarista Maria Cecília Ferro Donnangelo (1940 – 1983).
Sistema informatizado
Caraguatatuba é uma das cidades pioneiras da região a implantar o sistema informatizado da Ouvidoria SUS. Desde junho deste ano, paralelo à implantação do sistema na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o município capacita profissionais para receber demandas da população por este novo meio. Além de Caraguatatuba, dentro das 32 cidades do Departamento Regional de Saúde de Taubaté, somente Ubatuba e Guaratingueta aderiram ao programa.
Conforme cronograma de implantação do novo formato, até o final de 2013, todas as demandas de pacientes levadas à Ouvidoria da Secretaria de Saúde serão registradas em rede informatizada, que será interligada a todos os setores da secretaria.
Na quinta-feira, o coordenador da descentralização das ouvidorias da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Luis Carlos Pereira da Silva, esteve na Secretaria de Saúde de Caraguatatuba para ministrar cursos de capacitação a funcionários da pasta envolvidos nesta nova rede.
A descentralização das ouvidorias é uma prerrogativa do Ministério da Saúde (MS) que começou a ser implantada no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2002. No início, alguns serviços pilotos foram aplicados em cidades específicas. Hoje, o País já conta com mais de 200 serviços informatizados da Ouvidoria SUS.