Profissionais da área de projetos, da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, fiscais do Urbanismo, pessoas com deficiência e idosos, percorreram ruas centrais de Caraguá com o objetivo de verificar se as calçadas foram construídas e mantidas de acordo com a Lei Municipal 2074/2013. A abordagem aos estabelecimentos comerciais e residências fez parte das ações da 1ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba.
Ao todo, 66 pessoas foram notificadas. Proprietários de estabelecimentos comerciais e moradores têm um prazo de 30 dias para comparecer à secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, no bairro Indaiá. Profissionais da secretaria, mediante a notificação darão orientações sobre as modificações na calçada. Após a consultoria, os notificados terão 45 dias para refazer a calçada.
Balanço – A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso estima que, aproximadamente, 10 mil pessoas foram atingidas pelas ações, promovidas nos três dias do evento (26, 27 e 28/8/2013), na Praça Cândido Motta, Centro.
A 1ª Semana de Prevenção às Deficiências foi promovida pelo Governo Municipal por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Educação, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Urbanismo.
Também participam como parceiras do evento, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae), Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Associação Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida, Universidade Módulo e Residencial de Bem com a Vida.