Gilberto Ortiz Barbosa foi o responsável pelo projeto
O Google Maps, ferramenta de geolocalização do Google, está servindo para organizar endereços e informações de órgãos municipais de Caraguatatuba. A ferramenta passou a ser utilizada num projeto desenvolvido pelo gestor de inclusão digital Gilberto Ortiz Barbosa, responsável pelos postos do Acessa SP e pelos telecentros digitais do município.
O trabalho começou a ser desenvolvido em 2011 e foi implantado no Maps em abril deste ano. “Foi uma maneira que encontrei de divulgar a minha cidade e fazer disso um serviço de utilidade pública”, resume. A ferramenta inclui dados como endereços, localização e telefone. O Google Maps permite que prédios públicos municipais (PMC) e órgãos de utilidade pública de Caraguatatuba, além de escolas municipais, postos de saúde, zoonoses, Defesa Civil, farmácias, entre outros, sejam facilmente localizados.
“Noventa e nove por cento dos prédios públicos de Caraguatatuba estão inseridos no Maps. A intenção é ampliar o conteúdo incluindo endereços de órgãos públicos estaduais e federais”, explica ele. O objetivo é fazer deste trabalho um serviço de utilidade pública aberto a qualquer um.
Segundo Barbosa, o início dos trabalhos se deu devido à sua experiência profissional com a prestação de serviços na área de TI. “Ao desenvolver o trabalho como técnico da Informação na Prefeitura de Caraguatatuba, tive a oportunidade de conhecer todos os órgãos municipais. foi quando surgiu a ideia de fazer deste conhecimento uma oportunidade para contribuir com o cidadão”, explica. “O primeiro passo foi organizar as ideias e em seguida torná-las públicas e acessíveis a todos”.
Segundo ele, a maior dificuldade está na falta de apoio nas divulgações e tempo para organizar os conteúdos a serem disponibilizados. “O trabalho exige tempo para a coleta de informações, as fotos precisam ser produzidas in loco e em seguida tratadas”, comenta. Ainda sim, o gestor é otimista: “É preciso ter persistência. Apesar das dificuldades encontradas não desisti da ideia”.
Para localizar Caraguatatuba no Maps, basta inserir “PMC – Prédio Públicos Municipais de Caraguatatuba” no Google e ter acesso às coordenadas. Também é possível visualizar o ponto de referência em imagem 3D, outro recurso disponível pela ferramenta e implantado pelo gestor.
“Vamos ampliar a ferramenta e fortalecer a divulgação do serviço, permitindo que cada vez mais usuários tenham acesso às informações”, diz Gilberto. “Pontos turísticos e locais de atividades culturais também serão implantados”, acrescenta. Você gestor, monitor ou usuário do Acessa SP, também pode utilizar a ideia do Gilberto como exemplo.
Colaborativa
Os interessados em fazer sugestões e eventuais correções nas informações dos prédios públicos podem entrar em contato com o gestor do projeto para mais informações e ajudá-lo a completar a ferramenta, que é colaborativa. O e-mail de contato é gbarbosa@caraguatatuba.sp.gov.br.
Foto: Divulgação