O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou, nesta segunda (23/9/2013), 222 alunos das escolas municipais Profª Aída de Almeida Castro Grazioli (Rio do Ouro), Prof. João Batista Gardelin (Poiares), Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), Profª Maria Aparecida de Carvalho (Cide Centro/Tinga) e Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), onde foi realizada a cerimônia.
O Programa é desenvolvido pelo cabo da Polícia Militar, Ligia de Oliveira, e o soldado da PM João Silva De Paula. “O Poerd consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, o Governo Municipal, a secretaria da Educação, educadores e pais com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre as crianças e adolescentes”, disse De Paula.
O curso tem a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para alunos do 5º ano, com idade entre 9 e 10 anos. Nesse período é abordado o uso e consequência do uso de drogas, além de atividades de valorização do ser humano, das relações interpessoais e da autoestima.
Jane Coelho foi prestigiar a formatura do filho Airan, de 11 anos, e disse que o curso reforçou o que ensina em sua casa no que diz respeito a não aceitar nada de estranhos. O menino também gostou do curso. “Aprendi muitas coisas sobre as drogas que eu não sabia”, afirmou.
Há 14 anos o Proerd foi adotado nas escolas municipais de Caraguá e já formou aproximadamente 27 mil alunos.