Nesta quinta-feira (10/10/2013) será comemorado o Dia Mundial de Saúde Mental. Em menção à data, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Caraguá abrirá os portões à comunidade das 10h às 15h. Os visitantes poderão conferir oficinas terapêuticas ministradas por profissionais da unidade e o trabalho desenvolvido no local, que será divulgado pela equipe técnica.
O Dia Mundial de Saúde Mental é dedicado à reflexão sobre questões sociais, políticas, econômicas e de cuidados relativos às pessoas com transtornos mentais. Trata-se também de uma data para o combate ao preconceito, discriminação e exclusão das pessoas diagnosticadas com transtorno mental.
Hoje os recursos terapêuticos se voltam para a recuperação do paciente a partir da sua inserção social. Ele não deve perder seus vínculos familiares, de amizades e comunitários que, na medida do possível, podem contribuir socialmente com suas atividades.
Caps
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Caraguá atende pacientes com transtorno mental severo e persistente; com alucinações visuais e auditivas; idealizações suicidas e os regressos de hospitais psiquiátricos. A unidade atende somente casos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Saúde Mental e por psiquiatras. Atualmente, o Caps atende 220 pessoas em tratamentos psicoterapêuticos das 7h às 17h.