Fotos: Luis Gava (oficinas), Gianni D`Angelo (teatro)/PMC
Oficinas literárias são destaques na 3ª FLIC
Nesta sexta (8/11/2013), terceiro dia da 3ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC), além das apresentações musicais e teatrais, se destacam as oficinas literárias com os escritores e professores Eraldo Miranda (SP), Mário Martinez (SP) e Salvador Barleta (BA).
No Ciase Travessão (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), às 9h, o escritor, contador de histórias e pesquisador oral de mitologia comparada e literatura infantil, Eraldo Miranda, desenvolve a oficina “A Leitura como Chocolate” para alunos e o público em geral.
Na parte da tarde, às 14h, na Praça Cândido Mota no Centro, o cantor, compositor, poeta e professor de Literatura, Mário Martinez, ministra oficina “A Poesia das Canções”, gratuita e aberta à comunidade.
Martinez também dará a oficina voltada para professores, às 19 horas, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, no Centro. Também, no MACC, às 19 horas, tem a oficina “Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora”, com o mestre em Educação e assessor pedagógico, editor Salvador Barletta Nery (BA).
No workshop, Barletta Nery aborda a competência e o gênero do discurso, a confusão entre gênero textual e tipologia textual, entre outros pontos da leitura e da escrita. “Quando o aluno está com dificuldades em escrever, o professor tem que fazer um diagnóstico e parar com o estudante e descobrir caminhos para sanar o problema”, afirmou.
Ontem, quinta (7), Eraldo Miranda e Salvador Barletta também estiveram no MACC com as oficinas para os docentes da rede municipal. Mario Martinez desenvolveu o trabalho no Serramar Shopping, com alunos. No CIDE Centro (Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil), no bairro do Tinga, os mestrandos do curso de Linguística da Unicsul tiveram um encontro com a profª doutora Guaraciaba Michelleti. O tema abordado foi “Colóquio de Estudos Linguísticos e Literário”.
Teatro – A Cia. Paulista de Artes (Jundiaí) apresentou nessa quinta (7), a peça “Marcelo, Marmelo, Martelo”, baseada no livro mais famoso da escritora Ruth Rocha. A encenação encantou alunos das escolas municipais Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) e Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), no Teatro Mario Covas, dentro da 3ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC).
Durante a apresentação, as crianças cantaram e acompanharam com gestos e palmas a performance dos atores. A temática da peça traz questionamentos feitos pelas crianças no cotidiano, entre outras situações.
A aluna Nathaly Yasmim Lima, 7 anos, achou engraçados os questionamentos dos personagens e disse que ir ao teatro é sempre bom. “A gente se diverte e aprende coisas novas”, afirmou. Seu colega João Daniel de Oliveira, 7 anos, gostou mais da parte que os personagens estão discutindo as regras do futebol. “Tem que respeitar as regras, o pessoal do mesmo time e o adversário também. Assim a diversão fica melhor”, ressaltou ele.
O ator e produtor teatral Rodrigo Gatera disse que a representação teatral é fiel ao texto da escritora Ruth Rocha. “É a primeira vez que nos apresentamos na FLIC. A feira é uma oportunidade para artistas divulgarem seus trabalhos e também para formar novos espectadores junto às crianças”, afirmou.