No próximo sábado (30/11/2013), Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, a secretaria de Saúde promove consultas médicas, gratuitas, com equipe de quatro dermatologistas. O atendimento será das 9h às 16h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Jardim Primavera.
A ação tem o objetivo de detectar precocemente a doença e encaminhar as pessoas para tratamento. Também haverá orientação educativa sobre fatores de risco, como identificar a doença, utilização correta de fotoprotetores, roupas adequadas e formas prevenção.
A dermatologista, Maria Inês Pulitini Bortoliero, afirma que as pessoas que moram em cidades litorâneas devem redobrar a atenção. “O sol tem efeito cumulativo. A pele sofre com queimaduras sucessivas. As pessoas devem se proteger usando filtro solar todos os dias, de duas em duas horas, chapéus e bonés para preservar a pele do rosto, que é mais sensível”, disse.
Segundo a coordenadora do setor de Oncologia do CEM, Elizabeth das Neves Santos, em 2012 foram tratados 25 casos de câncer de pele no município e em 2013 o número subiu para 64. Esses números referem-se aos pacientes tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O número real de casos é bem maior, porque há os pacientes particulares, os que são atendidos por convênios e os atendidos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), encaminhados para a rede estadual. Houve um crescimento grande de casos de câncer de pele em Caraguá e o trabalho preventivo durante todo ano é fundamental”, afirmou Elizabeth.
Estatísticas
O câncer da pele do tipo não melanoma é o mais incidente no Brasil, com 134.170 casos novos previstos 2012/2013, de acordo com levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Desse total, 62.680 devem ocorrer em homens e 71.490 e mulheres. Ainda de acordo com os dados do INCA, o Brasil deve registrar em 2013 6.230 novos casos de melanoma, o mais letal e agressivo dos tumores cutâneos, 3.170 em homens e 3.060 em mulheres
Fique atento
– Se tiver casos de câncer de pele na família.
– Se tiver queimaduras solares frequentemente.
– Se a pele é cheia de sardas e pintas.
– Se tem pele clara.
– Se não consegue se bronzear ficando somente com vermelhidão.
– Se possui feridas que não cicatrizam.
– Se as pintas mudarem de cor e tamanho.
– Se já teve câncer de pele.
– Se tem mais de 65 anos.
– Evite a exposição solar entre 10h e 16h. Use sempre bloqueador solar, boné ou chapéu e roupas que protejam do sol.
– Consulte sempre um dermatologista.
Serviço – Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Avenida Maranhão, 415 – Jardim Primavera.