Entrega final dos trabalhos das obras complementares de pista na Nova Tamoios Planalto podem se estender por mais 15 dias
Acácio Gomes
A Dersa retomou ontem os trabalhos das obras complementares de pista na Nova Tamoios Planalto, que ficaram suspensos durante os feriados de Natal e Ano Novo por conta da grande circulação de veículos.
Inicialmente, a concessionária havia informado que o prazo de entrega seria dia 15 de janeiro, ou seja, precisaria de mais nove dias para finalizar todo o serviço.
O consórcio responsável pela obra já teve que realizar intervenções durante o final de semana. No sábado, houve estreitamento na pista Norte (sentido São José dos Campos), das 13h às 22h, e no domingo, das 6h às 18h, somente na pista Sul (sentido Caraguatatuba).
Já ontem, as obras foram reiniciadas ao longo do trecho de Planalto, do km 11 ao km 60, a partir das 6h na pista Sul e a partir das 13h na pista Norte.
As interdições totais e parciais foram retomadas também, porém a Dersa só comunicará os horários um dia antes. Antes da paralisação, as totais eram feitas da meia noite às 4h30; já as parciais ao longo do dia, principalmente no trecho identificado como Serrinha (entre os Kms 26 e 28)
“Com a retomada dos trabalhos, retornam os bloqueios de pista durante a madrugada e as operações pare e siga. A estimativa é de que todo o trabalho esteja concluído em até 15 dias”, afirmou em nota a Dersa.
Quem retornou ontem do Litoral Norte depois das 13h encontrou complicações com as paralisações e o tempo de viagem entre Caraguá e São Sebastião foi superior aos dias anteriores, que levava em média 1h10. O tempo chegou a 1h40.
Entrega
Inicialmente a obra do trecho de Planalto da Rodovia dos Tamoios seria entregue em 16 de dezembro passado, conforme anunciado há um ano pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas alguns atropelos atrapalharam o cronograma.
Em recente coletiva aos jornalistas, o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, explicou o não cumprimento da data anunciada pelo Estado.
“O contrato foi assinado no dia 15 de maio de 2012 e o prazo da obra é de 20 meses, vencendo no dia 15 de janeiro de 2014. O governador que queria antecipar para entrar no Natal e Ano Novo com a duplicação pronta, por isso deu a data no dia 16 de dezembro, mas estamos dentro do prazo”, citou.
Ainda de acordo com ele, para que não ocorra atraso no cronograma, os serviços seriam retomados em 6 de janeiro com promessa de conclusão para o dia 15 do mesmo mês.
A justificativa para essa prorrogação do prazo se deu, conforme o presidente, as chuvas registradas no início do mês de dezembro. “Foram 55 milímetros em um dia inteiro de trabalho”.
Foto: Jorge Mesquita/IL