Acácio Gomes
Mesmo depois de a Sabesp anunciar que todo o sistema de abastecimento voltou a funcionar normalmente no Litoral Norte, moradores reclamam ainda da falta d’água e da baixa pressão em alguns bairros da região, principalmente na região Norte de Caraguá e central de Ilhabela.
Segundo o morador José Rodrigues Cidreira, todo o bairro de Massaguaçú ficou sem água na segunda-feira. “Uma rede de 200 milímetros rompeu na madrugada de segunda. Fui verificar a rede de cimento amianto, que por sinal é material proibido. Passaram mais de 12 horas para executar uma gambiarra. Onde está o engenheiro operacional da Sabesp que não elabora e executa um projeto de otimização? E fazer a troca de toda esta rede para evitar estes transtornos para a população”, ressaltou.
Já a moradora de Ilhabela Maria Aparecida de Souza relatou a reportagem o problema de pressão baixa no alto da Barra Velha. “Desde o Natal estamos com água contando gotas. Estamos evitando desperdício, mas sem água, não conseguimos economizar”.
A Sabesp informou que o desabastecimento no bairro Massaguaçú, em Caraguá, foi pontual. Na manhã de segunda-feira, a empresa precisou interromper o abastecimento nas imediações da rua Antonio Alexandre, no bairro Massaguaçu, para reparo de uma rede de 150 mm.
“O serviço foi iniciado às 10h30 e concluído às 18h30, sendo realizado em um período de oito horas. Durante o trabalho, a Sabesp disponibilizou caminhões pipa para atendimento à população”, relatou em nota a empresa. Ainda de acordo com a concessionária, a manutenção desta rede foi executada dentro das normas vigentes e com acompanhamento técnico durante toda a execução.
A Sabesp informou ainda que possui um programa de manutenção e substituição de redes, dentro do qual somente em 2013, já substituiu um trecho de dois quilômetros no bairro Massaguaçu.
“Em todo o município, neste mesmo ano, foram investidos mais de R$ 3 milhões apenas para este tipo de ação. Vale destacar a rua Antonio Alexandre está na programação de substituição de redes e deve receber obras ainda 2014”.
Em relação à cidade de Ilhabela, a Sabesp disse que o problema foi solucionado ainda na segunda-feira e que no arquipélago a escassez de água foi causada pelo alto consumo da virada do ano.
Região
A Sabesp enfrentou graves problemas no primeiro final de semana de 2014, a maioria deles causado pelas chuvas que atingiram a região. Outras regiões registraram desabastecimento por causa do alto consumo.
Segundo a empresa, a situação mais crítica foi em Ubatuba em razão da queda da barreira, na rodovia Oswaldo Cruz, levando muito barro para o Rio Grande, onde é feita a captação de água que abastece a região central do município.
“Foi feito o desassoreamento, conserto da barragem de captação, lavagem dos filtros, além do início do tratamento e distribuição da água, o que levou 24 horas”, esclareceu em nota a empresa.
A Sabesp informou ainda que o consumo quase duplicou em algumas cidades. “No centro de Caraguatatuba, por exemplo, passou de 170 litros por segundo, ou 14 milhões de litros por dia, para 300 litros por segundo, o que equivale a mais de 25 milhões de litros por dia”.