Acácio Gomes
A Prefeitura de Caraguá deve implantar ainda no primeiro semestre algumas mudanças no sistema viário próximo a região do trevo do Poaires. O local é alvo de constantes congestionamentos e até mesmo de acidentes por conta do fluxo que vem de São Sebastião e o que circula pelos bairros.
“Embora seja competência do Estado o trecho, pois se trata de rodovia, a Secretaria de Obras prepara algumas mudanças para minimizar o impacto no local. A ideia é criar outras rotas, instalar lombofaixas e estender uma marginal na lateral do futuro hipermercado até a região do shopping”, explicou o secretário de Trânsito de Caraguá, João Batista Amandes.
O assunto já foi alvo de reclamações no ano passado na Câmara de Caraguá, através de um requerimento direcionado ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para estudar a possibilidade de instalar um viaduto com passarelas no trecho próximo ao trevo. A proposta foi do vereador Eliseu Onofre da Silva, o Ceará da Adega (PR).
Segundo o parlamentar, trafegar entre o bairro do Poiares e o Pontal Santa Marina, nos horários de pico, tem se tornado um verdadeiro desafio, especialmente entre 17 e 20h.
“A nossa iniciativa de construção de um viaduto no local indicado vem de encontro às necessidades e dar acesso a vários locais, ao mesmo tempo, sem interromper o fluxo rodoviário da avenida que dá acesso a São Sebastião e, consequentemente, ao porto e a região sul como um todo”, explica.
O vereador enfatizou que a municipalidade tem criado rotas alternativas, porém tais medidas paliativas não têm mostrado grande eficiência em épocas de feriados e temporada quando há um aumento de tráfego.
“Além do novo shopping e da Unidade de Gás, é de conhecimento de todos que em breve será inaugurado um atacadista. O viaduto deverá atender aos usuários que querem acesso ao shopping, ao novo prédio do Paço, ao novo aquário e a uma região que tem o potencial de se desenvolver residencialmente. Por outro lado, o viaduto deverá desafogar os retornos, pois os usuários do sentido São Sebastião/Caraguá não mais precisarão valer-se do trevo do Poiares”, finaliza.
Complicações
Neste início de 2014, além da questão do trevo do Poiares, outros gargalos foram formados na cidade, de acordo com a Secretaria de Trânsito. “O acesso tem sido complicado principalmente no período da manhã nas praias da região Norte, assim como no retorno a tarde. Nestes trechos, como Cocanha, Massaguaçú, não há alternativas”, explicou o secretário.
De acordo com João Batista Amandes, no caso da Martim da Sá as rotas de fuga acabaram facilitando um menor congestionamento.
Para se ter uma ideia, o trecho entre as cidades de Caraguá e Ubatuba chegou a ser feito em 4h, coisa que levaria menos de 1h em dias comuns.
Por esse motivo, o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) ressaltou em entrevista ao Imprensa Livre a necessidade da duplicação do trecho da rodovia Rio-Santos entre Caraguá e Ubatuba. “Na alta temporada, o motorista gasta entre 4h e 5h de viagem para percorrer os 40 km de distância entre as duas cidades. Isso não podemos ter mais”.
Segundo levantamento da Secretaria de Trânsito, a cidade tem uma frota de 52 mil veículos e entre o Natal e o início de janeiro chegou a mais de 100 veículos circulando na cidade. “Somos rota de passagem para todas as cidades e isso provocou o congestionamento”, finaliza Amandes.