Fonte Imprensa Livre
Em um mercado disputado como o atual, a união entre empresas pode ser uma forma bem sucedida de torná-las mais competitivas. Estas alianças estratégicas ajudam na hora de negociar com fornecedores, na busca de melhores condições de pagamento e aquisição de produtos, no compartilhamento de recursos, investimentos em marketing e mídia, divisão do ônus em pesquisa, partilha de riscos e custos, unificação de treinamentos, entre outros benefícios.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) define associação como qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. É uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.
Além do mais, criar associações e cooperativas contribui para que as pequenas empresas valorizem e escoam seus produtos, além de terem acesso a um mercado justo e solidário, a aumentarem a geração de emprego e renda para a comunidade, tudo em sintonia com valores sustentáveis. Em outras palavras, o Associativismo tende a ser a solução em um futuro bem próximo para as empresas garantirem sua sobrevivência com qualidade e menos sacrifícios.
Buscando trazer estas informações de uma forma mais elucidativa, empresários de Caraguatatuba aderiram ao Associativismo e estão colhendo bons frutos.
Um deles é Aguilar Junior, proprietário da Zelar Materiais de Construção e atual presidente da Casa Vale Mais, entidade que surgiu em 2010, após a união de um grupo de comerciantes de materiais para construção do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Atualmente, 12 estabelecimentos comerciais integram a Casa Vale Mais que desde o seu surgimento conquistou bons resultados junto aos principais fornecedores do setor no país.
De acordo com Aguilar Junior, os empresários enxergaram na rede Casa Vale Mais, um incentivo para trocarem experiências e buscarem o aperfeiçoamento na gestão de suas lojas. “Com a criação da Rede expandimos os negócios e uniformizamos o atendimento nas lojas credenciadas oferecendo treinamentos aos colaboradores”.
Hoje a Casa Vale Mais disponibiliza aos seus associados, por exemplo, cartão de crédito próprio e consulta ao estoque das lojas credenciadas, caso o produto desejado esteja em falta no seu estabelecimento. Para 2014, a Rede investirá em comunicação e marketing, bem como em propagandas na TV com o intuito de aumentar a visibilidade e as vendas nas lojas.
Outra associação com atuação na região é a Rede Litoral de Imóveis que existe há um ano e meio e veio tornar mais eficientes as transições imobiliárias de locação, compra, venda, avaliações extrajudiciais e judiciais. A diretora Glaucia Regina Almeida, proprietária da Caraguá Imóveis, revela que são 13 imobiliárias associadas em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião que atendem de Picinguaba a Bertioga.
Duas grandes vantagens de trabalhar em rede são a multiplicação e a visibilidade de ofertas de imóveis no site e nos 10 mil exemplares bimensais da revista homônima distribuída gratuitamente. A Rede Litoral é também afiliada à Rede São José dos Campos e a Rede Brasil.
Além do endereço eletrônico e da revista, a Rede Litoral tem parceria com construtoras e profissionais que ministram palestras e cursos de capacitação para corretores de imóveis. “As imobiliárias que apostam nesta forma de trabalhar estão muito satisfeitas. Aumenta muito a chance de encontrar o imóvel ideal para o cliente e concretizar a venda. Todos ganham”, avalia Glaucia.
Bons Exemplos
Há mais de 100 anos, as Associações Comerciais e Empresariais estão ao lado dos empresários em quase todos os municípios do Brasil. Em Caraguatatuba, a Associação Comercial e Empresarial foi fundada em 1965, por um grupo de idealistas, que diziam prever as necessidades futuras e saber a importância de ter uma entidade para lutar pelos direitos de cada comércio instalado na cidade.
A ACE Caraguá vem trilhando este caminho e honrando com a premissa básica desde a sua fundação. “Uma associação comercial vai além do que se imagina. Trata-se de uma central de serviços à disposição do comércio associado, que é parte integrante do sucesso. Por isto, sempre mostramos a importância de participar efetivamente das ações da entidade, se beneficiando do que ela pode proporcionar”, afirma o atual vice-presidente Paulo Bijus.
Dentre os serviços oferecidos, destacam-se o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que garante ao comerciante menores problemas com inadimplência, e o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial de Caraguatatuba (Padec), por meio da oferta de Treinamentos e Consultoria em Recursos Humanos, Marketing e na área comercial.
Para a subgerente Débora Di Cuolo, o Padec tem gerado resultados positivos. “Desde o início do projeto, contamos com a participação de empresas da cidade que elogiam a iniciativa. Teremos novidades para 2014”, conclui.