Em duas semanas, surgiram mais de 100 casos de dengue em Caraguá. No dia 22/4/2014, a cidade registrava 61 casos positivos da doença e, na última terça-feira (5/5), este número subiu para 164. Acima de 150 casos, segundo o Ministério da Saúde, já é epidemia.
O biólogo e coordenador da equipe de combate à Dengue, Ricardo Fernandes, afirma que esta é a hora de cada um tomar cuidados pessoais contra o mosquito. “As pessoas precisam intensificar os cuidados neste momento. Nos meses de abril e maio, historicamente, temos o maior número de casos. A população, mais do que nunca, precisa usar repelentes, calças compridas, camisas com mangas cumpridas e telas nas janelas”, disse.
Quanto aos criadouros, o biólogo afirma que, em Caraguá, o principal criadouro ainda é o pratinho de planta e que cuidados básicos tais como fechar tambores e caixas d’água e retirar toda água acumulada ainda são atitudes essenciais. Segundo Fernandes, no momento, o bairro com maior número de criadouros é o Tinga.
Alertas
Os principais sintomas da doença são febre alta abrupta, dores musculares, dor no fundo dos olhos, nas articulações, vômito e diarreia.
O Ministério da Saúde alerta que, aos primeiros sintomas, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. “As equipes destas unidades estão capacitadas para atender ao paciente com sintomas da dengue. O Pronto Socorro deve ser procurado apenas em casos de urgência e emergência para evitarmos a superlotação”, disse Fernandes.
A secretaria de Saúde informa que, até a última segunda-feira (5), o município recebeu 825 notificações sobre a doença. Destas, 164 são positivas, 346 negativas e 315 aguardam resultado.