Fotos: Luís Gava
Foi aberta oficialmente, nesta quarta (13/5/2014), a exposição “Portinari Arte Itinerante”, na Praça Dr. Cândido Motta, em Caraguá. A mostra contém 21 réplicas de quadros do artista, que ficará aberta ao público das 8h às 20h30, até dia 25 de maio.
O evento trazido pela Associação Cultural Candido Portinari (RJ) em parceria com a secretaria de Educação tem o objetivo de levar ao público informações sobre o artista – sua obra, vida e pensamento.
A coordenadora do Núcelo de Arte, Educação e inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avellar, agradeceu ao Governo Municipal pela receptividade e elogiou o CIDE Centro, no Tinga. “Viajamos por várias cidades brasileiras e Caraguá oferece uma infraestrutura educacional que é exemplo. A associação agradece a oportunidade de trazer um pouco da vida de Portinari aos alunos e à população da cidade”, afirmou.
Projeto Portinari – A exposição receberá a visita dos alunos dos 5º anos das escolas municipais de Caraguá. A primeira a participar do projeto foi a EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, do Casa Branca.
Enquanto uma turma com 20 estudantes percorreu a exposição com educadores, que explicaram as obras expostas, outra ficou dividida nas oficinas de bilboquê, mosaico, desenho, barquinho de rolha e frotagem (desenho em superfície com relevo e textura).
Foi a primeira vez que a aluna Juliana Barbosa Bak, 10 anos, viu uma exposição de artes. “Não tinha ouvido falar de Portinari. Gostei dos quadros e fiquei impressionada como ele pintou o sofrimento das pessoas que fogem da seca. Também adorei participar da oficina de barquinho de rolha”, disse a menina.
Seu colega Gabriel do Nascimento, 10 anos, também gostou do programa. “Aprendi coisas que não sabia. O quadro que mais gostei foi o estudo em carvão do quadro Garimpeiro”, afirmou.
De segunda a sexta, de 8h às 9h30 e de 9h40 às 11h10, e na parte da tarde das 13h30 às 15h e de 15h10 às 16h40, a mostra será voltada para receber os alunos municipais.
O horário de 11h20 às 12h30 e das 16h50 às 18h é voltado para a participação do público, em geral.
As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal também participarão do projeto das 19h20 às 20h20.