Foto: Luis Gava/PMC
Unidade está sob intervenção da prefeitura de Caraguá há 10 meses
Um relatório sobre a produtividade da Casa de Saúde Stella Maris de janeiro de 2012 até abril de 2014 apontou melhorias no atendimento aos pacientes que utilizaram os serviços do hospital. O balanço, elaborado por uma equipe de auditores do Governo Municipal de Caraguá, comparou dados de internações, cirurgias e partos.
O documento demonstrou que a atividade hospitalar está em plena atividade no momento e buscou estabelecer um parâmetro de comparação entre os anos apurados.
Para avaliação das ações executadas, foram considerados três períodos. O primeiro, de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013, registrou média mensal de 729 internações, 214 cirurgias e 101 partos. A estrutura da Santa Casa era composta pelo atendimento hospitalar, com 142 leitos disponíveis, e funcionamento do Pronto Socorro dentro da unidade. O índice de internações por leito/mês foi de 5,13.
O segundo período foi apurado após a abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Jardim Primavera, entre fevereiro e julho de 2013. O relatório considerou o fechamento de 32 leitos clínicos, utilizados para internações SUS, que refletiu nos números de produção.
Com isso, o número disponível para atendimento dos casos de internação passou de 142 para 110. A demanda da Santa Casa chegou a 560 internações mensais, média de 174 cirurgias (redução de 18,70%) e em torno de 126 partos por mês (aumento de 25%). O índice de internações por leito/mês foi de 5,09.
O terceiro e último período foi entre os meses de agosto de 2013 a abril de 2014, durante a intervenção da prefeitura de Caraguá na Santa Casa, e após as ocorrências de paralisações das atividades médicas no hospital, inclusive as atividades da maternidade. A estrutura continuou composta por 110 leitos.
A média mensal de internações chegou a 615. Esse número representou crescimento de 9,16% em comparação com o período anterior a abertura da UPA. Os auditores concluíram que ocorreu nítido aumento na utilização dos leitos após a intervenção. Já com relação às cirurgias, houve média mensal de 212 (aumento de 21,84%). Somente em 2014, o número médio chegou a 216 por mês.
Na maternidade, a equipe constatou aumento significativo no número de partos nos últimos seis meses. Esse crescimento, de acordo com o relatório, significou maior confiança nos serviços de assistência médica da Santa Casa, considerando que os atendimentos às gestantes são de demanda espontânea.
Ouvidoria – O serviço de ouvidoria, da Casa de Saúde Stella Maris, também foi avaliado. O hospital atingiu índices de “ótimo” e “bom” acima de 60%.
Os usuários receberam questionários de avaliação dos serviços. Os pacientes têm a opção de preencher ou não a pesquisa de satisfação. Uma funcionária da Santa Casa é responsável pela coleta e consolidação das pesquisas.
Para conclusão dos dados gerais dos serviços hospitalares, os questionários avaliaram o grau de satisfação dos pacientes em 32 itens como recepção, tempo de espera, respeito e privacidade, acesso dos acompanhantes, higiene, refeições, conforto, entre outros.