Profissionais das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Educação e Saúde e de entidades parceiras, em Caraguá, participaram do curso de “Prescrição de cadeira de rodas e Adequação postural”, nos dias 3 e 4/7/2014. A capacitação foi ministrada pela terapeuta ocupacional, Vanessa Vicentini, da empresa Ortobras.
Na aula teórica, os participantes avaliaram questões clínicas, atividades que o paciente cadeirante faz, se estuda ou trabalha, como é o ambiente onde reside para prescrição da cadeira correta. Na aula prática, cinco pacientes já atendidos pela rede municipal foram avaliados juntamente com a cadeira de rodas que utilizam.
A terapeuta ocupacional, Andrezza Monteiro, responsável pela avaliação de funcionalidade de todos os pacientes encaminhados pela rede municipal e pelas entidades parceiras, de acordo com a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), disse que a capacitação foi importante para sanar dúvidas quanto a indicação da cadeira de rodas correta de acordo com cada paciente.
Nos últimos seis meses, o município emprestou 19 cadeiras de rodas, por meio de contrato de concessão de uso por tempo indeterminado. O diretor de Articulação Política da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, João Gustavo Angelo, explicou que para requerer esse empréstimo, a pessoa deve encaminhar parecer feito por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou médico à secretaria.
Os laudos geralmente são encaminhados por profissionais que atuam nas secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Educação, Assistência Social e Saúde, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguá (APAE), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (Aponec), Instituto Pró+Vida e Lar Vicentino.
A iniciativa do curso é do Governo Municipal de Caraguá por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Serviço – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Avenida Rio de Janeiro, 860, bairro Indaiá. Tel. 3897-7023 ou 0800-774-7077.