FAIXA DE GAZA
A trégua de três dias começou às 8h desta terça-feira, 5, no horário local (2 h em Brasília)
Israel anunciou na madrugada desta terça-feira, 5, a retirada de tropas terrestres da Faixa de Gaza para posições defensivas. Segundo as agências internacionais BBC, Reuters e France Presse (AFP) e CNN, em seguida, o país aceitou cessar-fogo de três dias proposto pelo Egito, juntamente com palestinos.
“As forças de defesa de Israel serão redistribuídas em posições defensivas fora da Faixa de Gaza. Vamos manter essas posições defensivas”, informou o tenente-coronel e porta-voz do Exército Peter Lerner. De acordo com Israel, o exército alcançou seu principal objetivo: destruir os túneis que eram usados pelo Hamas para se infiltrar em seu território. A trégua de três dias começou entre Israel e facções palestinas às 8h desta terça no horário local (2 h em Brasília).
O Egito, que se colocou como mediador, também convidou ambos os lados para participar de negociações no Cairo, a fim de discutirem um acordo de longo prazo. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, celebrou a decisão a favor da trégua e pediu que iniciassem as negociações o mais rápido possível para retomada da estabilidade da região. Quase duas mil pessoas já morreram em decorrência do conflito.