O Governo Municipal intensifica as ações de combate à Dengue a partir desta quinta (14/8/2014). As secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Trânsito atuarão em parceria para reduzir a proliferação do mosquito e diminuir os casos da doença. Até o dia 23 de agosto, o trabalho será executado na região sul de Caraguá, onde os números cresceram de forma alarmante.
De acordo com dados Vigilância Sanitária, em julho de 2013 foram notificados 63 casos. Em 2014, no mesmo mês foram 1.073 notificações. Em agosto de 2013, foram 33 notificações. Até o momento, neste mês, são 80 notificações.
Dos casos positivos, em julho e agosto deste ano, 5% estão na região Norte, 31% no Centro; e 64%, no Sul.
Agentes de Zoonoses já estão no bairro Perequê-Mirim para o controle mecânico (retirada manual de criadouros) e nebulização. Agentes comunitários visitarão imóveis para orientar sobre a retirada de inservíveis que podem acumular água.
A ação ocorre nesta quinta (14) e sexta (15) com visita dos agentes comunitários nas ruas do bairro. Na sexta (16) e sábado (17) os agentes de saúde e o Grupo de Apoio Civil (GAAC) percorrerão as ruas, com apoio da secretaria de Serviços Públicos, que colocará veículos à disposição para coleta dos inservíveis de sexta (16) a sábado (23).
O coordenador da equipe de combate à Dengue, Ricardo Fernandes de Sousa, falou que, de acordo com a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que vai de 1 a 10, em julho o índice foi de 1,9 em Caraguá. “Esse número, pela avaliação do Ministério da Saúde, é considerado sinal de alerta”, afirmou.
De acordo com Fernandes, 70% dos criadouros, em Caraguá, foram detectados em baldes com água parada, pratos de plantas, latas e garrafas. “O combate à Dengue depende principalmente da população, do cuidado das pessoas, no dia a dia, em não deixar acumular água em nenhum tipo de recipiente”.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cláudia Cristina Garcia Rocha Pires, disse que os moradores que sentirem qualquer sintoma suspeito da doença devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. “Está disponível nas UBS o teste de sorologia, que é feito após o 7º dia de sintoma, e o teste rápido que é realizado nos três primeiros dias de sintoma”.
Ação nas Escolas Municipais – Nove escolas que se localizam nos bairros Travessão 1 e 2, Perequê Mirim e Pegorelli intensificam as ações contra a dengue nesta quinta e sexta. São elas: EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, EMEF Prof Euclydes Ferreira (CIDE Sul), EMEI/EMEF Masako Sone, EMEF Prof. Geraldo de Lima, EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, CEI/EMEI Profª Regina Célia Chapira Blaustein, CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho (CIDE Sul) e CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo.
Além de aulas para os alunos sobre a transmissão da doença, como o mosquito se reproduz e as consequências para a saúde, os estudantes também farão passeatas com distribuição de panfletos educativos no entorno das unidades e a direção de cada escola também fará reunião com os pais das crianças e adolescentes.
Secretaria de Comunicação Social –14/8/2014