A Praça Dr. Cândido Mota será palco nesta sexta (29/8/2014) do encerramento da 2ª Semana de Prevenções às Deficiências de Caraguatatuba. As atividades iniciam às 10 horas com apresentação teatral de integrantes do Lar São Francisco de Assis e em seguida a Dança Sênior com o grupo do Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI).
A empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) estará no local com uma unidade móvel para atender a população com informações sobre a concessão de gratuidade às pessoas com deficiência no transporte público intermunicipal.
Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 23,91% da população apresentam deficiência e/ou limitações que comprometem a funcionalidade. Medidas de prevenção poderiam evitar 70% dessas deficiências.
O grupo teatral Cia. Popatapataio preparou esquetes que mostram situações diárias que podem acarretar acidentes e também abordarão motoristas para alertar sobre os cuidados no trânsito.
Maquete de uma casa segura estará montada no local para que o cidadão visualize as ciladas que geram acidentes, principalmente com crianças e idosos, como a disposição inadequada de móveis, tapetes, instalações elétricas incorretas, entre outras.
Também haverá aferição a pressão arterial, teste de glicose, Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação da acuidade visual, orientações sobre deficiência auditiva/distúrbios de comportamento e sobre os benefícios da Equoterapia, além de apresentações de dança, música e Tai Chi Chuan.
Na última quarta (27) as ações foram na Praça Jorge de Castro, no Travessão e na quinta (28), na Praça em frente à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga. Nas unidades escolares está ocorrendo palestra sobre prevenção de acidentes.
A 1ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba é organizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em parceria com as secretarias da Educação, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Urbanismo.
Também participam como parceiras do evento, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae), Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Associação Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro Universitário Módulo.
Secretaria de Comunicação Social