A comemoração do dia 7 de setembro em Caraguá iniciou às 8 horas com a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, na Praça Diógenes de Lima. Coube à Banda Municipal, sob a regência do maestro Dudu Quirino, executar os Hinos Nacional e de Caraguatatuba.
A solenidade teve a participação do prefeito Antonio Carlos, do bispo de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, do presidente da Câmara Neto Bota, secretários municipais, secretários adjuntos, funcionários públicos, autoridades de vários segmentos e munícipes.
Após o hasteamento dos pavilhões teve início o Desfile Cívico, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Indaiá. A comemoração reuniu cerca de 10 mil pessoas entre os participantes do desfile e público presente nas arquibancadas e ao longo da avenida.
O tema escolhido este ano pela secretaria da Educação foi “Brava Gente Brasileira”, que abordou a evolução histórica do país de 1822 a 2014. De acordo com a secretária adjunta de Educação, Olímpia Arruda, a apresentação homenageou, principalmente, o povo brasileiro com sua garra, espírito de luta e superação.
O desfile foi dividido em 10 blocos que contou alguns marcos históricos do Brasil como a Independência, em 1822; passando pelo início da República; a Lei Áurea; criação do Ministério da Saúde e Educação; direito ao voto pelas mulheres; Estatutos das Cidades e do Idoso; FUNDEB; Plano Nacional de Educação; entre outros fatos importantes.
Desfilaram todas as EMEF’s, dois CEI’s e uma EMEI e 11 escolas estaduais e as secretarias municipais. Também participarão da parada a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Grupo de Auxílio Civil Albatroz (GAC), Grupos de Escoteiros, escolas particulares, Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, Acalento, Lar São Francisco de Assis, Jepp Club Tamoios, Escola de Vela, Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, Projeto Integração – Educando para o Futuro, entre outras entidades.