Foto: Divulgação/PMC
Com o objetivo de esclarecer, sanar dúvidas e capacitar os servidores que trabalham diretamente com a população de Caraguá, as secretarias de Assistência Social e Saúde promovem o programa “Fique Sabendo”, desenvolvido pela Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (Uami).
As palestras, que se encerram nesta sexta-feira, visam erradicar e combater o preconceito. Durante os encontros, que ocorrem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), são realizados exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), como HIV, Sifílis e Hepatite B e C para os servidores públicos municipais e também a todos os cidadãos que estiverem presentes no local.
Para incentivar a ampla adesão ao programa e estimular especialmente os servidores públicos municipais, o secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, também se submeteu a um teste rápido. “É um procedimento que utiliza apenas uma gota de sangue e o resultado sai rápido, no máximo em 30 minutos. Fiquei impressionado com a quantidade de informações e esclarecimentos que obtive sobre prevenção, formas de contágio e tratamento gratuito ofertado aos usuários em nossa rede”, disse.
O secretário disse ainda que só a informação é capaz de erradicar o preconceito e acabar com os mitos que rondam estas patologias. “O teste é indolor, seguro e tem a mesma validade dos exames convencionais realizados em laboratório”, afirmou.
Os resultados são sigilosos, entregues por profissionais da área de saúde e assistentes sociais treinadas, de forma que, no caso de resultados positivos, o usuário receberá toda a orientação e instruções necessárias, inclusive de como aderir ao tratamento gratuito e contínuo.
O diagnóstico precoce dessas doenças garante uma expectativa de vida normal ao paciente. “Aqueles que buscam tratamento especializado no tempo certo e seguem as recomendações do médico especialista ganham em qualidade de vida”, disse o secretário.
O teste rápido pode ser realizado diariamente na Uami, de segunda a sexta das 8h às 16h30, localizada na Rua Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, 495 – Indaiá.
Secretaria de Comunicação Social