DER faz projeto para duplicação da Rio-Santos no trecho do litoral norte
Cidades da região receberão audiências para discutir a obra em 2015.
Obra entre Ubatuba e São Sebastião deve ser concluída em 2017.
Do G1 Vale do Paraíba e Região
Caraguatatuba (Foto: Daniel Corrá/G1)
Com frequentes pontos de congestionamento principalmente durante a temporada de verão, o trecho paulista da rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Ubatuba e São Sebastião,no litoral norte, vai passar por obras de duplicação em 2016. A partir de 2015, três cidades do litoral norte devem receber audiências públicas para discutir a obra.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que os projetos executivos da ampliação seguem em fase de elaboração e serão divididos em três lotes.
Os trabalhos devem ser apresentados em audiências nas cidades da região que cortam a rodovia, como Ubatuba, Caraguá e São Sebastião. Toda extensão da duplicação vai contemplar o trecho entre o litoral sul, em Santos (SP), e o litoral fluminense, em Paraty (RJ).
“Nós vamos obter a documentação para a licença ambiental, mas obra mesmo deve ser só em 2016. Então nós vamos entregar a obra em 2017. Nós vamos pegar lá em Santos e vem sendo ampliada em Bertioga, São Sebastião, Caraguá, Ubatuba, até Paraty”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Corredor
A rodovia é um dos principais acessos entre o litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. Somente no trecho da região, cerca de 445 mil veículos devem passar pela rodovia entre a véspera do Natal e depois do Ano Novo.
No litoral norte, a ampliação da estrada deve ser realizada entre do km 53,6 ao 102,3, no trecho que liga Ubatuba a Caraguá. O investimento no projeto é de R$ 82,7 milhões. Também estão previstas obras no trecho que liga São Sebastião a Bertioga, entre o km 102,3 ao km 211,5.
Entre os serviços, estão previstas também a implantação de rotatórias e melhorias na sinalização.
Os editais de licitações para as três obras devem ser publicadas em fevereiro de 2016 e os trabalhos devem ter início em agosto do mesmo ano. O custo total dos três lotes do projeto, incluindo o trecho da baixada santista, é de R$ 300 milhões.