Diocese organiza censo para saber número real de católicos na região
Anúncio foi feito pelo bispo diocesano Dom José Carlos no Dia do Padroeiro dos Jornalistas
Mara Cirino
A Cúria Diocesana de Caraguatatuba está se preparando para realizar um censo sócio-religioso que uma radiografia mais completa do total e o perfil dos católicos no Litoral Norte. O projeto deve ser iniciado ainda em março deste ano. A estimativa é que cera de 1 mil pessoas ligadas à igrejas e paróquias trabalhem em campo ar aa coleta de dados. O anúncio foi feito pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski durante encontro com jornalistas no Dia do Padroeiro São Francisco de Salles, na Catedral Divino Espírito santos, em Caraguatatuba.
Conforme explicações de Dom José Carlos, os pesquisadores vão visitar todas as residências da região e perguntar a religião dos moradores. “Se dizer que é evangélico, espírita, vai ser computado, mas se for católico, a entrevista continua em relação a filhos, sacramentos, entre outros”, antecipa.
A medida se faz necessária por conta de uma falsa realidade do número de fiéis. De acordo com o padre Alessandro Coelho, vigário geral da Diocese, no último censo, quando o morador respondia que era católico, perguntava-se que tipo de católico era, se carismático, americano. Depois computava-se de forma separada. Ubatuba foi considera a cidade mais evangélica do estado, mas lá foram apontados 23 tipos de católicos, quando há apenas um. Nosso objetivo é chegar o mais próximo possível da realidade, destacou padre Alessandro.
Já conforme o bispo, cada entrevistador será capacitado e o resultado da pesquisa vai apontar como a igreja poderá atuar. “Este é um passo moderno para esta jovem (diocese) que completou 15 anos em 2014”. O censo faz parte do projeto Plano Diocesano Pastoral desenvolvido para os próximos cinco anos quando a Cúria comemora seus 20 anos de implantação no Litoral Norte.
Clero
Ainda durante o encontro o bispo destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido com vistas a buscar jovens que queiram entrar para o seminário. O reitor do seminário diocesano São José de Anchieta, padre Elimar de Azevedo, apontou que em 2013 ingressaram cinco, no ano passado três e somente este ano são sete no seminário e outros sete em iniciação.
Foto: Mara Cirino/IL