Caraguá inicia Programa Emergencial de Combate à Dengue
Com mais de 900 casos de dengue confirmados até esta segunda-feira (9/3/2015), Caraguá segue em Estado de Emergência e Calamidade Pública, decretado pelo Governo Municipal desde a última terça-feira (3). Para a promoção de ações necessárias ao controle de criadouros na cidade, o município lança o Programa Emergencial de Combate à Dengue.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, este ano ocorreu apenas uma morte confirmada por Dengue Hemorrágica em Caraguá. Outro óbito foi descartado pelo Instituto Adolfo Lutz, de Taubaté. Até o momento, há o registro de três mortes que ainda passam por investigação, já que havia uma série de outras doenças constatadas nos prontuários dos pacientes.
O objetivo principal do programa emergencial, além da eliminação destes criadouros, é impedir a proliferação da doença na cidade. Entre outras metas, estão a redução da incidência da dengue clássica e hemorrágica; a detecção precoce de novos casos e interromper rapidamente a transmissão. O público alvo da campanha é a população de Caraguá e turistas que frequentam o lugar.
As principais estratégias já promovidas para a eliminação de criadouros são as seguintes: Operação Bota Fora, que recolheu 279 caminhões com materiais que acumulam água desde o dia 6/2; a eliminação de larvas por meio da aplicação de larvicidas; nebulização com inseticidas para eliminar mosquitos alados e a intensificação da fiscalização em imóveis de veraneio.
Operação Bota-Fora – O prefeito Antonio Carlos, junto com o secretariado, irá participar da Operação Bota-Fora desta sexta-feira a partir das 8h30 no bairro Estrela D’Alva. A Operação ocorrerá também no sábado (14). Nos dois dias, a ação percorrerá o Centro, Estrela D’Alva, Sumaré e Porto Novo. O trabalho de combate aos criadouros do mosquito da Dengue, que também reforça os serviços de capina e varrição, já visitou 15 bairros.
Saiba mais
Resolução 01/2015 Secretaria de Saúde – http://goo.gl/NKN3S7
Histórico da Dengue em Caraguatatuba – http://goo.gl/44y7K3
Casos Positivos por Sexo – http://goo.gl/2ImLNs
Casos Positivos por Setorização – http://goo.gl/Rmq7V5
Serviço
Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888
Secretaria de Comunicação