Fotos: DivulgaçãoLegenda: Os jovens podem optar por uma das três Armas: Exército, Marinha ou Aeronáutica
Jovens em idade para o alistamento militar deve procurar a Junta Militar
O não alistamento implica em sanções, entre elas o impedimento de tirar passaporte e título de eleitor
Os jovens nascidos em 1997 e, portanto, em idade para o alistamento militar, devem procurar a Junta Militar com intuito de cumprir esta obrigação prevista na Constituição brasileira.
Embora o prazo expire em 30 de junho, vale a pena procurar o órgão o quanto antes para evitar a correria nos últimos dias. Vale lembrar que o não alistamento implica em algumas sanções, como por exemplo, o impedimento de tirar o passaporte.
Horários
De segunda a quinta-feira das 9h às 12h, a equipe da Junta Militar faz o atendimento aos jovens é feito; já das 13h às 16h, o atendimento é direcionado apenas para informações, entrega de documentos já solicitados, requerimentos de 1ª e 2ª via de reservistas e certificados de dispensa/transferência de residência, entre outros serviços.
Para servir em uma das três Armas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), o jovem deve apresentar-se ao órgão responsável munido da certidão de nascimento (original e cópia); RG (original/com foto); comprovante de residência (original de contas de água-luz-telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis); duas fotos recentes (3×4) e CPF (original) se tiver.
Obrigatório
Obrigatório no Brasil, o não alistamento implica em vários problemas, entre eles, a impossibilidade de tirar passaporte e título de eleitor bem como conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho.
A Junta Militar está em novo endereço, isto é, na praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, na região central da cidade.
Origem
O serviço militar obrigatório nasceu nas Capitanias Hereditárias, por meio da Câmara de São Vicente, que em 9 de setembro de 1542 promulgou um “Termo”, organizando uma Milícia formada por colonos e índios para a defesa da terra. Atualmente o serviço militar obrigatório é especificado por Lei relativa ao assunto, datada de janeiro de 1966, na qual é publicado o seu Regulamento, sendo constante na Constituição Federal aprovada em 1988.
Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.
Vale lembrar que existe o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro, o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.
Segundo informações, os aprovados no serviço militar podem tirar soldo de mais de R$ 900,00 mensais e tem chance de aprender informática, telecomunicações, mecânica e auxiliar administrativo.
A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.
Serviço: O alistamento termina em 30 de junho; mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3893-1518.