Atletas do Paiep se destacam na Copa de Natação em Caraguá
Os atletas que participam do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep) de Caraguá conquistaram várias medalhas na 2ª Copa de Natação de Caraguatatuba – Troféu Fátima de Oliveira. A competição foi realizada no último sábado (11/4/2015), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).
Participaram quinze atletas do programa. Na prova de 25 metros nado livre, a paratleta, Ellen Braga, ficou em 1º lugar. No masculino, Caraguá ficou com os três primeiros lugares: Ricardo Brianni, ouro; Jeferson Costa, prata; e Daniel Lorandi, bronze.
Nos 50 metros nado livre feminino, o 1º lugar ficou com Ana Maria Laurindo, e o 2º lugar com Fernanda Pierre Masculino. No masculino, também fez bonito: 1º lugar, Tiago Santos; 2º Marcel Cereser; e 3º lugar, Alecssandro Moreira.
Nos 100 metros livre feminino, 1º lugar Ana Maria Laurindo conquistou ouro e Fernanda Pierre, a prata. No masculino, Tiago Santos ficou com a medalha de ouro; Jefferson Sousa, com a prata; e Adalberto Romano, com a de bronze.
No revezamento masculino 4 x 50 m, a equipe de Caraguá (Tiago Santos, Jefferson Sousa, Wagner Bueno e Adalberto Romano) ficou com o ouro.
Os paratletas de Caraguá fazem parte do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), desenvolvido pelo Governo Municipal por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
Ao todo, a 2ª Copa de Natação de Caraguatatuba – Troféu Fátima de Oliveira, reuniu 420 atletas e paratletas das cidades do Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. As categorias disputadas foram Peixinho, Pré-Mirim, Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Master, Sênior e Pessoa com Deficiência.
Clodoágua – A abertura da 2ª Copa de Natação de Caraguatatuba – Troféu Fátima de Oliveira contou com a presença do campeão de Natação paraolímpico, Clodoaldo Francisco da Silva Correa, o Clodoágua. Na oportunidade, o paratleta tirou fotos com os fãs, com a equipe de natação paralímpica de Caraguá e contou um pouco de sua história.
“Comecei a nadar em 1998 e quatro anos mais tarde, nas Paraolimpíadas de Atenas em 2004, conquistei seis medalhas de ouro e uma de bronze em oito provas que competi. Hoje acumulo em torno de 700 medalhas e virei celebridade. Apesar do preconceito e discriminação que sofri, acredito que todos podem alcançar resultados positivos na vida com força de vontade, coragem e determinação”, afirmou.
O paratleta nasceu em Natal, no dia 1º de fevereiro de 1979, e sofreu paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. A natação passou a fazer parte de sua vida, a princípio, como processo de reabilitação.
Nas quatro Paraolimpíadas que disputou, Clodoaldo acumula treze medalhas, sendo seis de ouro.Em três participações em Jogos Parapan-Americanos, conquistou cinco medalhas em 2003 (Mar del Plata), oito em 2007, no Rio de Janeiro; e seis, em 2011, em Guadalajara (México). Nos três Campeonatos Mundiais que disputou, totaliza nove medalhas.