5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne cerca de 500 pessoas
Terminou na tarde da última terça-feira (26/5/2015) a 5ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, no Teatro Mario Covas. O evento reuniu em dois dias cerca de 500 pessoas, entre alunos das escolas estaduais, municipais e federais, além de representantes do Poder Público e sociedade civil. Os participantes discutiram o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o vice-prefeito, Antonio Carlos Junior; o juiz diretor do Fórum de Caraguatatuba, João Mario Estevam da Silva; o juiz da 3ª Vara da Infância e do Adolescente, Gilberto Alaby Soubihe Filho; o vice-presidente do CMDCA, Henrique Manoel Alves; o defensor público, João Paulo Bonatelli; os secretários de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros e Jonas Fontes; o capitão do batalhão do 20º BPMI, Samir Tobias Alvarez; a coordenadora do Conselho Tutelar, Tatiane Sousa Marcelo; e a representante dos adolescentes eleitos para a Conferência Lúdica Regional, Adrielle Ferraz.
O vice-prefeito disse que as políticas sociais são importantes para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Junior também parabenizou o CMDCA e o Conselho. “Precisamos falar a linguagem dos jovens para que as informações cheguem até eles de forma simples e objetiva”.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, ministrou uma palestra sobre a importância da participação da sociedade civil organizada. Também houve apresentação de teatro dos Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba (AMC), sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, no final, o Balé Jovem de Caraguá.
Dia 26 – No segundo dia da conferência, os trabalhos começaram com a palestra do Professor José Boff, pedagogo e especialista em gestão de políticas públicas.
O encontro abordou cinco eixos temáticos: promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Baseados nesses assuntos, os participantes elaboraram e votaram as propostas, julgadas como prioritárias, que serão enviadas à Conferência Estadual. Foram escolhidos 10 delegados que representarão Caraguá nesse encontro.
A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi promovida pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).